Vale a pena ser refletida.
Celebramos, neste domingo, a solenidade da Ascensão do Senhor. É celebração da esperança, pois Jesus ressuscitado nos mostra que a eternidade feliz, junto de Deus Pai, nos aguarda e que a vida terrena é o caminho para atingi-la.
Os discípulos deverão “esperar” em ação, obedientes ao mandato: “Vão por todo o mundo e anunciem a Boa Nova a todas as criaturas” (Mc 16, 15). Trata-se de uma destinação que alcança todas as dimensões da existência, todos os ambientes da convivência e todos os povos.
A mesma esperança dos primeiros discípulos anima hoje a Igreja, que busca seguir os passos de Jesus consciente de que a essência da evangelização consiste em defender a vida em todos os sentidos, especialmente onde predominam o sofrimento e a morte. “Essa tarefa inclui a opção pelos pobres, a promoção humana integral e a autêntica libertação cristã” (DA 146).
Motivados por esse espírito missionário, celebramos hoje o 43º Dia Mundial das Comunicações, cujo tema é: “Novas tecnologias, novas relações. Promover a uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”. O papa Bento XVI tem presente, em sua mensagem para esta ocasião, que a revolução tecnológica e os processos de globalização forjaram o mundo como uma grande cultura midiática e que a Igreja não pode prescindir dessa realidade.
De fato, o desafio atual dos discípulos e discípulas de Jesus é utilizar a linguagem adequada proporcionada pelas novas tecnologias, como condição para serem escutados numa sociedade marcada por amplo pluralismo social, cultural e religioso. Nesse contexto, são chamados a promover relações solidárias geradoras de justiça e de paz, garantia de vida digna para todos e de participação no Reino inaugurado por Jesus.
Padre Valdir José de Castro, SSP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário