As nascentes do Ribeirão Águas da Serra estão sendo prejudicadas devido ao acúmulo de lixo em uma área verde no Parque Nossa Senhora das Dores, na rua Prof. Ary L. Pereira. O local pertence a uma usina e recentemente recebeu a instalação de placas da Prefeitura de Limeira com os dizeres “Nunca jogue lixo ou entulho”, mas, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, a orientação tem se mostrado insuficiente pois as placas foram vandalizadas, queimadas e rasgadas.
Segundo constatação da pasta, a maior parte do material despejado irregularmente no local se trata de lixo doméstico. Sacolas plásticas, papéis e até remédios foram encontrados no espaço. “Esse lixo compromete a qualidade da água que abastece nossos mananciais. Os remédios também podem trazer doenças à população”, ressaltou o secretário.
Por conta deste descarte irregular, a Secretaria de Serviços Públicos possui um cronograma para recolher o lixo da área uma vez por mês, entretanto, esse serviço tem sido realizado a cada 10 dias, devido ao excesso de demanda. Valvasori também comentou que existe um diálogo entre a prefeitura e a comunidade. “Já realizamos palestras e campanhas, entregamos folhetos e instalamos placas. Mas o problema persiste”, disse.
Outra consequência do despejo irregular de materiais é a procriação de animais peçonhentos, como escorpiões e cobras. “Esse lixo doméstico precisa ser separado e deixado em frente a residência do cidadão para os coletores recolherem. Já os entulhos podem ser encaminhados para os ecopontos ou para o Aterro Sanitário”, orientou o secretário.
Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário