quarta-feira, 30 de março de 2011

Depois, Deus que é culpado pelas Tragédias...

O Poder Público sempre relega para segundo plano questões importantes na prevenção de acidentes e de tragédias.
Essas questões acabam apenas sendo abordado pela massa depois de tragédias, mas daí os governantes vem com a frase que não dá para saber quando vai acontecer, que a culpa é de Deus ou de São Pedro...

Mas investir, ninguém pensa. O infográfico levado à Internet pelo Estadão (clique aqui) demonstra a falta de investimento que o Corpo de Bombeiros tem na grande São Paulo. Existem 21 municípios que não contam com o serviço, tendo no caso de uma emergência, ser socorrido por cidades vizinhas.

Descaso do Governo com o Serviço de Prevenção do Corpo de Bombeiros de SP.
Pensava que essa situação acontecia somente no interior de São Paulo, haja vista da situação deplorável que Limeira se encontra, onde a prefeitura tem que destacar Guardas Municipais para complementar o Quadro de Pessoal.

Não investem, justamente na Instituição Pública que mais é aprovada e reconhecida pela população brasileira.


Esses políticos não têm mesmo Vergonha na cara!

Distrito Sebastião Fumagalli: descaso do Poder Público Municipal.
MERECIDO

Vários policiais militares participaram, anteontem, da sessão da Câmara de Limeira.

Foram acompanhar a votação de dois projetos - de nome de rua - que homenagearam os pms Wagner Modesto e Rômulo David. O primeiro foi morto no assalto à fábrica De Carvalho e o segundo, durante os ataques do PCC em Limeira. A honraria partiu do vereador Raul Nilsen Filho (PMDB).

O ARGUMENTO

Foi lido em plenário o pedido de renúncia de Serginho Sterzo (PDT) sobre vaga que ele poderia assumir, no lugar de Farid Zaine - hoje secretário da Cultura. Como já era sabido, ele tomou a iniciativa para preservar o emprego do pai, Sérgio Sterzo, secretário de Governo e Desenvolvimento do prefeito Silvio Félix (PDT). Mas, em sua justificativa, o jovem Serginho foi mais além. Sem qualquer modéstia, disse que Sterzo, à frente da pasta, foi o responsável por trazer inúmeras indústrias para Limeira e, consequentemente, muitos e muitos empregos para a cidade.

O REALIZADOR

Serginho quis dizer, então, que se ele virasse vereador e o pai ficasse desempregado, a cidade é que sairia perdendo? É isso mesmo?

NÃO DE RONEI

Um simples projeto de Iraciara Basseto (PV) - que criou o "Prêmio Igreja Verde" - gerou discussões durante a sessão. A proposta, que prevê homenagear segmentos religiosos que realizam atividades voltadas à preservação do meio ambiente, foi aprovada por todos os vereadores, com exceção de Ronei Martins (PT). "A Casa já tem muitas homenagens. E já existe um prêmio que o Legislativo entrega, o Ecologia, em que igrejas também podem ser contempladas", criticou o petista.

PRÊMIO DEMOCRÁTICO

Iraciara, membro da Igreja Cruzada, disse que a ideia é saudar todas as entidades religiosas e não somente os evangélicos.

LANCHINHO EM DISCUSSÃO

A presidente Elza Tank (PTB), na segunda-feira, chamou os vereadores para uma breve reuniãozinha em sua sala. Reclamou com os colegas que alguns assessores deles, sem citar nomes, estavam levando lanches da Câmara embora para casa - todo dia de sessão, tem disponível pão, presunto e queijo para vereadores e funcionários que ficam trabalhando até mais tarde. Elza também fez apontamentos sobre a carga horária dos assessores e pediu controle dos parlamentares.

DRAGS NA CÂMARA

No dia 4 de abril, quem vai usar a Tribuna Livre da Câmara é o ativista Laércio Baraldi - membro de ONG que atua na área da diversidade sexual. Baraldi diz que vai levar consigo duas drags queens para acompanhar a explanação aos vereadores. O ativista só está com uma dúvida: "será que vamos ser expulsos da Câmara"?, questionou ele, se referindo ao episódio do Gú Tigers, que teve que deixar o Legislativo, em uma reunião da CPI da Merenda, porque estava fantasiado de imperador César. Gú também estava com uma pizza na mão - principal fato que irritou alguns membros da CPI.

Já evoluíram ou ainda estão às minguas os distritos industriais "Anhanguera" e "Sebastião Fumagalli" ?

Fonte: Coluna Vai e Vem do Jornal de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

A dúvida sobre os Distritos Industriais deve ser encaminhado ao quase vereador eleito-renunciado Serginho, afinal segundo ele: "Sterzo, à frente da pasta, foi o responsável por trazer inúmeras indústrias para Limeira e, consequentemente, muitos e muitos empregos para a cidade"!!! Por qual motivo ele trouxe: concluindo Distritos Industrias???

Tem gente que não sabe diferenciar momento econômico de ações efetivas. Não fizeram quase nada por Limeira, mas surfam nas ondas do crescimento atual da economia brasileira.

Se Limeira tivesse atuado de fato na recepção de indústrias, teríamos empresas gerando milhares de vagas e não meia dúzia que vem a duras penas, vide a Empresa Poty que ainda não se instalou por Limeira e está há 1 ano com o cronograma proposto atrasado.

A péssima Qualidade de nossos representantes.




Congresso, gays e negros reagem contra declarações de deputado

Declarações do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) num programa de TV provocaram uma avalanche de reações no Congresso e entre ativistas do movimento negro e gay.

No quadro "O Povo Quer Saber", do programa CQC, da TV Bandeirantes, a cantora Preta Gil perguntou como ele reagiria se seu filho se apaixonasse por uma negra.

O parlamentar, que tem um extenso histórico de polêmicas relacionado a direitos civis e humanos, respondeu: "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu."

Após o programa ir ao ar na noite de anteontem, Bolsonaro tentou se justificar. Disse que, na realidade, pensou que a pergunta se referisse a um relacionamento gay.

"Essa se encaixa na resposta que eu dei. Para mim, ser gay é promíscuo, sim".



"ATÉ O FIM"

A resposta provocou mais polêmica. Preta Gil ameaça processá-lo. Diz que vai entrar com uma ação de indenização por danos morais.

"Sou uma mulher negra, forte e irei até o fim contra esse deputado racista, homofóbico, nojento", escreveu, irada, a cantora no Twitter.

Colegas de Câmara dos Deputados afirmam que vão encaminhar ao Ministério Público Federal e à Procuradoria Geral da República um pedido de investigação sobre o parlamentar eleito pelo Rio.

O deputado Edson Santos (PT-RJ) já pediu abertura de processo por quebra de decoro contra o parlamentar. A presidente da Comissão de Direitos Humanos, Manuela D'Ávila (PC do B-RS), apresentará moção de repúdio.

Manuela D'Ávila ressalta que o racismo aconteceu, independentemente de quem tenha sido o alvo do colega.

Ideraldo Beltrame, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, afirmou que o movimento também vai mobilizar parlamentares para que seja aberto um processo no Congresso contra Bolsonaro.

A OAB do Rio de Janeiro informou que também vai pedir a abertura de um processo por quebra de decoro.

A Câmara já abriu mais de 20 procedimentos contra Bolsonaro por suas declarações polêmicas, mas nenhum deles resultou em punição.

Na entrevista, o deputado também disse que não iria a desfiles gays porque não promove "maus costumes", que daria "porrada" se pegasse um filho fumando maconha e que sente saudade dos generais que presidiram o país durante a ditadura militar.

Bolsonaro informou ontem que vai protocolar um ofício no Conselho de Ética pedindo para ser ouvido.

"Ele [o deputado] mudou o foco [ao dizer que não se referia aos negros], mas está fazendo a mesma coisa, discriminando pessoas", afirmou José Vicente, presidente da Afrobras (Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural).

Fonte: Folha de São Paulo (aqui) e Youtube (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

Como o Brasil é uma democracia, a diversidade de opiniões deve estar representada no Congresso Nacional. Assim, grupos de extrema direita como o nobre edil deve estar representado lá.

Mas o cuidado que um parlamentar deve ter é muito grande, pois declarações como essas podem inflamar situações de extrema violência no Brasil, de ambos os lados das trincheiras sociais.

O racismo no Brasil é crime inafiançável no Brasil desde a Constituição de 1988, mas infelizmente as inserções constitucionais que foram inseridas para proteger as partes mais fracas da sociedade não são implementadas com o mesmo vigor como as que protegem os grandes corruptos. Vide neste caso a recente decisão do STF sobre o Ficha Limpa.

Em tempo: defender-se  dizendo que confundiu a palavra negra com gay é ridículo. Além do fato que ele se defende atacando outro grupo...


Esse é o nosso Brasil!

Joseph Comblin (1923-2011) - Expoente da Teologia da Libertação

Em 1968, uma campanha da TFP (Tradição, Família e Propriedade) juntou, de Norte a Sul, um milhão de assinaturas pedindo a expulsão do padre Joseph Comblin.

Belga que por aqui adotou o nome de José, ele era um homem tímido. Dez anos antes da campanha, chegara a Campinas (SP), já doutor em teologia, para dar aulas.

Na década de 60, passou pelo Chile e voltou em 1965, a convite de dom Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife, para ser seu assessor.

Como lembra o padre José Oscar Beozzo, teólogo e historiador, padre Comblin era bem radical em suas críticas. Em 1968, ele redigiu um documento sobre a situação da América Latina. O texto, interno, acabou vazando.

Comblin, um dos mais destacados nomes da Teologia da Libertação, foi considerado subversivo, mas permaneceu no país. Até 1971.

Naquele ano, ao voltar de uma aula dada na Bélgica, foi barrado e expulso. Exilou-se no Chile, de onde teve de sair com a ascensão de Pinochet. No Equador, trabalhou com indígenas e traduziu a Bíblia para o quíchua. Voltou definitivamente nos anos 80.

Autor, entre outros, de "A Ideologia da Segurança Nacional" e "Teologia da Enxada", trabalhou com camponeses na Paraíba, pondo em prática a ideia de que a formação teológica não deveria separar a pessoa do trabalho.

No fim de 2010, o Estado, enfim, suspendeu simbolicamente a ordem de expulsão.

Ele vivia em Barra (BA). Morreu no domingo, aos 88, de infarto. Pediu para ser enterrado na Paraíba, ao lado do padre Ibiapina, cuja atuação ele considerava modelo.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Quem é que manda nesta relação???



Bom final de Semana a Todos!

Cine&Debate na Livraria Catedral (Limeira/SP)



Filme: "Edukators"
Sexta-feira dia 25 de Março de 2011 às 19:00 hrs.
Endereço: Rua Senador Vergueiro, 993 - Centro - próximo ao "Oba Hortifruti"
Valor: R$ 2,00

O Cine&Debate tem por objetivo debater assuntos relacionados aos filmes exibidos.
Rola quinzenalmente, de sexta feira, sempre na Livraria Catedral.

Sinopse do filme:

Três jovens idealistas realizam protestos pacíficos, invadindo a casa de pessoas ricas para trocar os móveis de lugar e deixar mensagens de protestos. Numa de suas ações um deles esquece um celular, o que faz com que tenham que retornar ao local no dia seguinte. 
Porém o que eles não contavam era em encontrar presente o dono da casa.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Você conhece o passado recente da Política Brasileira?

Pemedebistas discutindo Política de Estado
Aos 45 anos, PMDB celebra direito de ocupar cargos

O PMDB festejou na noite desta terça (22) aniversário de 45 anos.

Consideando-se o passado da legenda, foi uma celebração sui generis.

Para desassogo do morto Ulysses Guimarães, as estrelas do evento foram:

Um ex-aliado do tucanato, um ex-apoiador da ditadura...

Um ex-protagonista do governo Collor e uma ex-presidenciável do PFL.

Guindado à vice-presidência da República depois de ter apoiado o PSDB, contra Lula, Michel Temer defendeu o direito do partido de partilhar a máquina pública.

PT e PMDB fizeram aliança. Então, temos o direito de ocupar os cargos”, declarou Temer.

Fisiologismo? Temer respondeu à pecha com ironia:

“Daqui a pouco, se lançarmos um candidato à Presidência e ganharmos, não vamos indicar ninguém para o governo...”

“...Como não somos fisiológicos, vamos deixar [as indicações] para os outros partidos”.

Em nome dos governadores do partido, discursou a maranhense Roseana Sarney, cristã nova na legenda.

Roseana iniciou a carreira política em 1990, ano em que se elegeu deputada federal pelo então PFL.

Em 2002, chegou a ser pré-candidata do pefelê à Presidência da República. Abalroada por um escândalo –o Caso Lunus—, desistiu.

Em 2006, Roseana associou-se à caravana presidencial de Lula. Só então, expulsa do PFL, filiou-se ao PMDB.

O senador José Sarney, pai de Roseana, também foi ao microfone no ato festivo do PMDB.

“Quero salientar que estou no PMDB há 29 anos”, exagerou Sarney. Em verdade, filiou-se ao partido há 26 anos.

Eleito deputado fedeal há 57 anos, Sarney passeou pelo PSD e pela UDN.

Nas pegadas do golpe militar, tornou-se um quadro da Arena, que viraria PDS. Presidiu as duas legendas

Na sucessão de 1985, farejou a aversão das ruas a Paulo Maluf, que se apresentava como candidato do regime.

Decidiu associar-se, na eleição indireta do Colégio Eleitoral, à candidatura de Tancredo Neves.

Sarney ajudou a fundar a Frente Liberal (futuro PFL, hoje DEM). Para atenuar as resistências à sua acomodação na vice de Tancredo, filiou-se ao PMDB.

Beneficiado pelos vírus e pelas bactérias, virou presidente da República. “Caía no meu colo a maior tragédia nacional, a morte de Tancredo Neves”, recordou, na noite passada.

“E tive que sustentar a transição democrática”, jactou-se. “Tenho que dizer que foi o PMDB que sustentou esta transição, para não permitir que o Brasil voltasse pra trás”.

Para coroar a noite, discursou o atual líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros.

“Nosso partido trabalhou pela redemocratização, conseguiu anistia aos exilados políticos, convocou Assembléia Constituinte...”

“...Garantiu avanços sociais e econômicos. Essas contribuições não podem ser esquecidas”, disse Renan.

Logo ele que, eleito deputado federal pela primeira vez em 1978, pelo velho MDB, se associaria à dissidência que deu origem ao PSDB, em 1988.

Logo ele que, em 1989, migraria para o inexpressivo PRN, para participar do condomínio político que levaria Fernando Collor ao Planalto.

Um Collor que, prefeito de Maceió, merecera de Renan a pouco lisonjeira quaificação de “príncipe herdeiro da corrupção”.

Principal líder de Collor no Congresso, Renan costurou os acordos que possibilitaram a aprovação do pacote que confiscou a popupança dos brasileiros.

Só em 1992, desprestigiado por Collor nas disputas de Alagoas, Renan invocaria a corrupção como pretexto para retornar ao PMDB.

Agora, com a biografia adornada por escândalos próprios, Renan diz que o PMDB força o país a voltar-se para “sua gente mais pobre, mais simples”.

“Muitos vaticinavam o fim desta agremiação”, disse ele na festa dos 45 anos. “E a resposta [do PMDB] era dada nas urnas, com vitórias e mais vitórias”.

Um dos principais beneficiários da partilha de cargos patrocinada por Lula e replicada por Dilma Rousseff, Renan encenou a pantomima da candidatura presidencial do PMDB, em 2014:

“O calendário de transformações do Brasil agora será acelerado pela candidatura própria do PMDB”.

A certa altura dos festejos, Michel Temer mirou o retrovisor de glórias do PMDB:

“Observar o passado é importante para podermos projetar o futuro. Só chegamos a este presente em face da nossa história”.

José Sarney ecoou Temer: “O PMDB deixou a memória da sua história no coração do povo brasileiro...”

“...Se perguntarem quem foi o símbolo da liberdade, foi Ulysses Guimarães. Quem foi o símbolo das causas sociais? Foi Tancredo Neves...”

“...Esse não é só o partido da nossa vida, mas é o do nosso amor e do amor do povo brasileiro...”

“...E o povo brasileiro não precisa ter medo do futuro porque ele tem o PMDB como salvaguarda do seu destino”.

O barulhinho que se ouve ao fundo é o ruído de Ulysses Guimarães se contorcendo nas profundezas das águas frias de Angra dos Reis, onde jaz desde 1992.

Fonte: Blog do Josias (aqui)

terça-feira, 22 de março de 2011

Manifesto pelo Dia da Água.


Fotografia do dia 22 mostra o rio Sena, em Paris, com as águas coloridas de verde em comemoração ao Dia Internacional da Água.





Fonte: Folha (aqui)

segunda-feira, 21 de março de 2011

GPS Ecológico

Desperdício bilionário com Água

Além de 12 milhões de pessoas não contarem com abastecimento de água em suas residências, o Brasil é um dos campeões de desperdício. E mais: as empresas do setor também registram perdas ligadas aos inúmeros vazamentos nas tubulações e o não pagamento pelo serviço (ligações clandestinas e fraudes nos hidrômetros). Saiba como:



Fonte: Isto É Dinheiro (aqui)

Professor "novato" desiste de aulas na rede estadual de SP

Hoje na Folha Professores recém-concursados desistem de ensinar na rede estadual de São Paulo. Entre as principais reclamações estão falta de condições de trabalho (salas lotadas, por exemplo), desinteresse de alunos e baixos salários.



Edson Rodrigues da Silva, 31, formado na USP, foi aprovado ano passado no concurso público da rede estadual para ensinar matemática. Passou quatro meses no curso preparatório obrigatório do Estado para começar a lecionar neste ano no ABC paulista. Ao final do primeiro dia de aula, desistiu.

"Vi que não teria condições de ensinar. Só uma aluna prestou atenção, vários falavam ao celular. E tive de ajudar uma professora a trocar dois pneus do carro, furados pelos estudantes. Se continuasse, iria entrar em depressão. Não vale passar por isso para ganhar R$ 1.000 por 20 horas na semana."

Até a última sexta-feira (18), 60 professores já haviam finalizado o processo de exoneração, a pedido, média de mais de dois por dia letivo.

A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) diz ser normal o número de desistências, considerando a quantidade de efetivações (9.30). No entanto, os educadores discordam.

Para a coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp, Maria Marcia Malavasi, "o cenário é triste; especialmente na periferia, os professores encontraram escolas sem estrutura, profissionais mal pagos, amedrontados e desrespeitados."

Fonte: Folha (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

O Brasil deve buscar um dsenvolvimento que integre todos nos benefícios e que seja exemplo de vanguarda.

Mas para isso acontecer, tem que haver investimentos sérios na Educação!

Ver ações como essas onde professores desistem devido a falta de estrutura e medo da violência é inadimissível. Isso acontece em todo Brasil e em Limeira também.

Tenhos vários familiares e amigos que são professores e o descaso com a Educação é flagrante.

No GAVIA atuamos com as crianças vindas de escolas da periferia de Limeira e a condição e o nível educacional das crianças é lastimável.

Há crianças com mais de 10 anos que não sabem nem ler nem escrever. Algumas têm dificuldades até para escrever o próprio nome.

Prefeitura quer Aeródromo em novo aeroporto

Descaso do Poder Público e da População.
O Aeródromo de Limeira, no Jardim Aeroporto, na zona sul, segue do mesmo jeito. Ou seja, com a pista de terra e pouca movimentação de aeronaves. Aliás, o local não oferece estrutura adequada aos pilotos e passageiros. Agora, o que acontece com frequência é a travessia de pedestres. São pessoas que ignoram o perigo.

Secretário de Desenvolvimento, Sérgio Sterzo conta que a intenção da prefeitura é fazer a transferência do Aeródromo para a área do novo aeroporto, que está em construção no bairro rural Água Espraiada. "Estamos aguardando uma resposta", disse. Ao Jornal de Limeira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por meio de sua Assessoria de Imprensa, revelou que a mudança não é tão simples assim. Só poderá ocorrer "quando a construção for concluída e o novo aeroporto for homologado" pela própria Anac. O processo deve ser demorado.

A ideia é transformar o Aeródromo em um loteamento misto. Só que, para isso, a Câmara de Vereadores precisa aprovar. Sterzo informou que, em breve, o Poder Executivo deve enviar um projeto de lei para análise dos parlamentares. Após a aprovação dos vereadores é que poderá ser aberta a licitação para venda dos lotes - tanto residenciais quanto comerciais. A Câmara pode ou não aprovar a proposta da prefeitura.

A área do Aeródromo conta aproximadamente com 240 mil metros quadrados. Ainda no governo de José Carlos Pejon (PSC), foi cogitada a venda de 176 lotes. Agora, a quantidade pretendida pela atual administração não foi informada. "Precisamos antes da aprovação da Câmara para que o terreno seja urbanizado", comenta o secretário.

AEROPORTO

Quanto ao novo aeroporto, ele está em construção. Desde o início das obras, somente serviços de terraplenagem foram executados. E continuam. O projeto prevê duas pistas de pouso e decolagem, hangares, parte administrativa e até mesmo atendimento de passageiros da região. E mais. São previstos investimentos na ordem de R$ 50 milhões. O valor é quase dez mais que o anunciado em 2002 pelo, então, prefeito Pejon.

Fonte: Jornal de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

Essa história de aeroporto em construção é a maior piada de Limeira. Alguém ainda acredita que Limeira está construindo um aeroporto? Milhões foram gastos com movimentação de terra, que de tempo em tempo a chuva leva embora...

Limeira quer mostrar desenvolvimento mas é isto que ela mostra aos empresários interessados em investir em Limeira: apenas balela e intenções.

Quem ouve o prefeito falar, parece que temos um monte de Distritos Industriais funcionando e toda a infraestrutura necessária.
Por que será que Piracicaba atrai grandes empresas e Limeira fica "vendo a banda passar"? Trabalho próximo ao aeroporto de Piracicaba e o movimento é grande.

Limeira quer ser cidade grande mas age como se fosse um distrito.

Ordem do Dia - 21/03/11

Ordem do Dia - 9ª Sessão Ordinária

I – Projeto de Lei n°178/09, de autoria do Vereador Carlos Eduardo da Silva, que dispõe sobre a oferta aos consumidores da opção de compra de botijões contendo gás liquefeito de petróleo (GLP) nos formatos que menciona, e dá outras providências.

II – Projeto de Lei n°290/09, de autoria do Vereador Antonio Braz do Nascimento, que acrescenta o inciso III ao art. 1° da Lei 4.412/09. – Determina que mesas e cadeiras de bares e afins sejam colocadas nos passeios públicos, a partir das 18h durante a semana e 16h nos FDS.

III – Projeto de Lei n°363/09, de autoria do Vereador Miguel Lombardi, que dispõe sobre a obrigatoriedade de fornecimento gratuito de água potável pelas boates, casas noturnas, casas de shows, danceterias, salões de dança e estabelecimentos similares, aos freqüentadores e da outras providências.

IV – Projeto de Lei nº142/10, de autoria da Vereadora Nilce Segalla, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos hipermercados, supermercados e estabelecimentos congêneres, afixarem nas gôndolas a escrita em braile dos produtos expostos, e dá outras providências.

V – Projeto de Lei nº244/10, de autoria do Vereador Silvio Marcelo Francisco Brito, que dispõe sobre o recebimento de benefícios nas Agências Bancárias do município de Limeira, e dá outras providências.

VI – Projeto de Lei n° 297/10, de autoria do Vereador Silvio Marcelo Francisco Brito, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do município de Limeira o concurso anual da “Miss Limeira, Versão Universo”.

VII – Projeto de Resolução n°1/11, de autoria da Vereadora Iraciara das Dores Bassetto Barollo Sagioro, que cria o Prêmio Igreja Verde e dá outras providências.

VIII – Projeto de Lei nº22/11, de autoria do Vereador Almir Pedro dos Santos, que dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento de revestimento descartável por sistema automático de assento de vaso sanitário, por todos os estabelecimentos no município de Limeira e dá outras providências.

IX – Projeto de Lei nº25/11, de autoria do Vereador José Farid Zaine, que dispõe sobre emissão de declaração com o tempo de espera e de atendimento nos hospitais públicos e particulares no âmbito do município de Limeira.

X – Projeto de Lei Complementar nº9/11, de autoria do Prefeito Municipal, que desafeta área de propriedade do Município de Limeira e autoriza a concessão de uso à Associação dos Moradores do Jardim Florença, e dá outras providências.

Obs: Pauta enviado pelo gabinete do vereador Paulo Hadich (PSB)

Curso de Formulação e Gestão em Políticas Públicas de Juventude

Curso de Formulação e Gestão em Políticas Públicas de Juventude realizado pela Universidade da Juventude.

O Curso Formulação e Gestão em Políticas Públicas de Juventude representa uma oportunidade de aprendizagem para os gestores e as lideranças jovens relacionadas com a formulação e gestão de políticas públicas de juventude no Brasil.

O curso tem como objetivo o fortalecimento das competências individuais e institucionais dos atores estratégicos envolvidos na formulação, gestão e no controle social de planos, estratégias e programas de juventude.

O programa acadêmico está estruturado em 4 Módulos de aprendizagem, com a carga horária é de 40 horas durante o período de quatro semanas. Após a finalização do curso a Universidade da Juventude expedira um certificado de conclusão do curso.

A metodologia do curso é baseado em um aprendizado assíncrono, onde os participantes não precisam estar on-line, nem trabalhar juntos ao mesmo tempo, e requer de 8 a 10 horas de trabalho intensivo por semana. Isso permite ao participante escolher seus horários de estudo e otimizar o seu tempo. Em média, cada pessoa precisa trabalhar no curso de duas a três horas por dia, seja pela manhã, à tarde ou à noite.

A terceira edição do Curso Virtual de Formulação e Gestão em Políticas Públicas de Juventude ocorrerá entre os dias 25 de abril e 22 de maio de 2011.

O investimento do curso é de R$ 300,00 por participante.

Para fins de certificação, será exigido do participante a finalização de todos os exercícios obrigatórios e a presença de, no mínimo, 75% do total das aulas e atividades do curso.

As inscrições para a próxima turma do curso virtual Formulação e Gestão em Políticas Públicas de Juventude estão abertas a partir de agora. O prazo de inscrição é até o dia 10 de abril de 2011.

As próximas turmas do curso de Formulação e Gestão de Políticas Públicas de Juventude estão dispostas conforme o cronograma abaixo:

* Turma 03: 25 de abril a 22 de maio de 2011
* Turma 04: 04 a 31 de julho de 2011
* Turma 05: 03 a 30 de outubro de 2011
* Turma 06: 16 de janeiro a 12 de fevereiro de 2012

Candidatos com investimento integral de R$ 300,00 serão aceitos após do preenchimento do formulário de inscrição de forma completa e a realização do pagamento.

Inscreva-se já e garanta a sua vaga!

domingo, 13 de março de 2011

Para proteger a mata nativa, a USP vai exterminar palmeiras

Palmeira exótica invade mata atlântica reservada da USP.
Na reserva da mata atlântica da USP, dentro da Cidade Universitária, em São Paulo, já não predominam as árvores típicas da flora nativa, como cedros, aroeiras, paineiras, palmitos jussara e pimenteiras.

Para onde se olhe, o que se vê é um terreno dominado por palmeiras-reais, ou seafórtias, "praga" trazida da Austrália há 50 anos, que começou a invadir a reserva e matar espécies nativas.

O exército de invasoras já tem 3.000 palmeiras adultas --em toda a reserva, de dez hectares, são cerca de 20 mil árvores. Mais 3.000 ocupam outras áreas do campus. As mudas são incontáveis.

As armas da planta exótica são agressivas: cada árvore produz de um a dez cachos e cada cacho tem 3.600 frutos, que dão o ano inteiro. Em quatro anos está em idade reprodutiva. "É uma verdadeira bomba", diz Welington Delitti, coordenador de gestão ambiental da USP.

O Instituto de Biociências, que ele dirige, começou a detectar que a planta estava infestando a mata atlântica de planalto há cerca de 20 anos.

"Tínhamos mais de 130 espécies de árvores --muito superior a toda a flora arbórea das ilhas britânicas. Logo a palmeira-real se tornou a espécie mais importante."

Sem apoio das autoridades para fazer o manejo, que até há pouco tempo nem era regulamentado, os pesquisadores se limitaram a etiquetá-las e acompanhá-las, inventariando a flora da reserva para medir o impacto.

Agora, o contra-ataque finalmente será promovido.

Ainda neste mês a universidade dará início ao processo de licitação para definir a empresa que destruirá essas palmeiras e plantará 10 mil plantas nativas no lugar, num processo que só deve terminar no final de 2012.

O custo ainda não foi estimado e os recursos virão da própria USP (20%) e do fundo estadual de recursos hídricos (80%), porque a mata protege uma nascente, um lago e um córrego.

Para destruir as invasoras, será preciso galgá-las com esporas e cortar o ápice de seu tronco, onde está o palmito. Como essa árvore cresce para cima, sem o palmito, ela vai naturalmente morrer e se decompor, sem destruir as espécies vizinhas, como ocorreria numa derrubada.

Os palmitos cortados vão incrementar o cardápio do bandejão por vários meses.

"Tememos que ela invada a costa paulista, pois as pessoas plantam nos condomínios das praias", diz Delitti.

Segundo levantamento mais recente da SOS Mata Atlântica, a cidade tem 24 mil hectares de mata nativa, distribuída principalmente na região das serras do Mar e da Cantareira --apenas 16% da vegetação original.

Fonte: Folha de São Paulo (aqui)

Projeto obriga retirada de restos de poda

Medida tem como alvos as empresas concessionárias de serviço público

Restos de árvores - como galhos, troncos e outras sujeiras - não poderão ficar nas calçadas após serviços de poda feitos por concessionárias, sob a pena de advertência e multa. Esta é a proposta do vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT) em projeto de lei assinado também pelo vereador Miguel Lombardi (PR).

Eliseu disse ter identificado o problema por meio de reclamações da população e também ao observar a situação pelas ruas da cidade. "Fica aquele monte de sujeira atrapalhando a passagem dos pedestres", reclamou.

O projeto estabelece que as concessionárias ou permissionários de serviços públicos municipais, estaduais ou federais ficam obrigados a providenciar a remoção imediata de galhos, árvores e detritos provenientes das atividades por eles desenvolvidas no município.

Na justificativa, o vereador cita a empresa de energia elétrica que atende Limeira. "Tenho recebido diariamente inúmeras reclamações relativas à Elektro, que efetua as podas de árvores (quando de serviços de manutenção)". "A empresa acaba deixando verdadeiras 'montanhas' de galhos nas calçadas, impedindo o trânsito de pedestres, além de sujar e deixar a cidade com aspecto de abandono", complementa.

Eliseu ressalta que o objetivo do projeto é justamente obrigar que as empresas evitem argumentar que não podem realizar a coleta dos detritos. "Soube que eles disseram à prefeitura que não podem recolher por não ter um caminhão. Uma empresa que tem uma receita tão monstruosa não tem como não ter a possibilidade de fazer o serviço por completo", falou.

PENA

O projeto de lei prevê advertência num primeiro momento. Em caso de reincidência, a empresa deve ser multada em três mil Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), o que equivale hoje a R$ 52.350,00. Em nova reincidência, a multa será dobrada.

O vereador acredita que o projeto passará pelo aval das comissões e vereadores. "Criamos esta lei justamente com o objetivo de não permitir que a cidade continue suja e abandonada", afirmou.
O Jornal de Limeira entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Elektro a respeito da citação na justificativa do projeto de lei. "Até o fechamento desta edição, porém, não houve retorno da solicitação".

Fonte: Jornal de Limeira (aqui)
MEUS COMENTÁRIOS

A população não dá o devido valor ao tema Arborização Urbana.
Parte dessa desconsideração, em minha opinião, se dá ao fato da forma como a poda é realizada. Um dos grandes benefícios da árvore é a sombra, mas quando a poda é realizada no verão, esse benefício some.
Outra questão é a forma como a poda se dá, já que o seu formato não é mantido e com isso a estabilização dela pode ser perdido e as chances dela cair serão maiores.
Outro ponto é a capacitação dos podadores, já que muitas vezes eles apenas depenam as árvores não trabalhando a questão da sanidade das árvores aumentando a chance de mortes, infestação por cupins entre outras.

Google lança Street View para museus

O nascimento de Vênus - Botticelli, na Galeria Uffizi
São Paulo - O Google apresentou nesta terça-feira (1º) o Art Project, ferramenta que permite ao usuário visitar 17 dos mais famosos museus do mundo e analisar as obras de arte disponíveis pela internet. Similar ao Street View, o serviço de navegação usa fotos panorâmicas que simulam a perspectiva de uma pessoa que estaria vendo as obras de arte no local.

Entre os museus fotografados para o tour virtual, estão o MoMA e o The Metropolitan Museum of Art, em Nova York, o Palácio de Versalhes, na França, o Museu Van Gogh, em Armsterdã, e a Galeria Nacional, em Londres.

Segundo anúncio no blog oficial do Google, mais de mil obras estão disponíveis em resolução "super alta" (de 7 bilhões de pixels, mil vezes maior do que a de uma câmera fotográfica comum), o que permite a visão microscópica para aqueles que querem analisar as pinceladas de determinado quadro. As imagens foram obtidas por pequenos carros que fotografaram as galerias dos museus em 360º.

As obras, listadas no topo da página, também podem ser catalogadas em galerias personalizadas pelo usuário, comentadas e compartilhadas. O Google ainda disponibiliza informações detalhadas sobre as peças e seus autores, além de vídeos do Youtube relacionados. 

Fonte: Portal Exame (aqui)

O caos em que o nosso sistema de transporte se encontra.



Bruno Paes Manso e Rodrigo Brancatelli, O Estado de S.Paulo, 3 de março de 2011

A frota paulistana vai atingir neste mês a impressionante marca de 7 milhões de veículos. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que recebe informações da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), janeiro já fechou com 6.973.958 de carros, motos, caminhões e ônibus. Os números de fevereiro ainda serão divulgados, mas, seguindo a evolução mensal dos emplacamentos, o último milhão está prestes a ser alcançado.

O mais surpreendente é que, enquanto a cidade demorou oito anos para pular de 5 milhões para 6 milhões – de janeiro de 2000 a 2008 -, os 7 milhões serão batidos em apenas três anos. Com um detalhe: São Paulo tem 17 mil quilômetros de vias pavimentadas. Para-choque a para-choque, a frota atual formaria uma fila de 26 mil quilômetros de ruas e avenidas, quase duas vezes a distância de São Paulo até Cabul, no Afeganistão. Para efeito de comparação, na década de 1970 a capital registrava 965 mil veículos para número parecido de vias: 14 mil quilômetros.

Fonte: Blog Ecologia Urbana (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS
A informação deste post não é nada novo, pois há anos a questão do transporte único tem maior interesse que o tema do transporte coletivo.
Qualquer cidade que você vá, você encontrará trafego intenso de carro e em qualquer horário.
Fruto do individualismo? miopia governamental? O fato é que as pessoas têm pouco interesse pelo transporte coletivo, e para aquelas qua ainda tem algum interesse, o Poder Público cuida para que ela perca esse interesse. O transporte coletivo é muito caro, desconfortável, fora do horário, desrespeita o cliente e faz que qualquer um sonhe com o dia da emancipação, quando ele poderá comprar uma moto ou já um carro.
E o interesse em mudar esse ciclo vicioso é quase nulo. As medidas são muito mais na teoria do que na prática, e quando são realizadas, são paliativas e de perfumarias.
Essa questão não é um problema apenas de um governo e sim de  toda a sociedade moderna.
Enfrentá-la demandará audácia, critividade e revolução no sistema, pois quase nada do que tem sido feito vai nessa direção.

Ordem do Dia - 8ª Sessão Ordinária - 14/03/11

Ordem do Dia - 8ª Sessão Ordinária

I – Projeto de Lei Complementar n°360/10, de autoria do Prefeito Municipal, que cria a Coordenadoria Municipal de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal e dá outras providências.

II – Projeto de Lei Complementar n°350/10, de autoria do Prefeito Municipal, que altera a Lei Complementar nº484, de 17 de setembro de 2009.

III – Projeto de Lei nº1/11, de autoria do Vereador Ronei Costa Martins, que dispõe sobre o Plano de Evacuação de Emergência para as construções acima de 750m² (setecentos e cinquenta metros quadrados).

IV – Projeto de Lei nº29/11, de autoria do Vereador Paulo Cezar Junqueira Hadich, que institui o Dia Municipal do Rotaract no Calendário Oficial do Município de Limeira, e dá outras providências.

V – Projeto de Decreto Legislativo nº3/11, de autoria da Vereadora Iraciara das Dores Bassetto Barollo Sagioro, que concede Diploma em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher às mulheres que se destacaram desenvolvendo ações educativas, da saúde, políticas e violência acerca da situação da mulher em nossa sociedade, nos termos das Resoluções n°s 195/02 e 278/07, e dá outras providências.

VI – Projeto de Lei nº33/11, de autoria do Vereador Raul Nilsen Filho, que perpetua Osvaldo Zolezi à Avenida 02 - A-B do Residencial Ilha de Bali no Município de Limeira.

VII – Projeto de Lei nº42/11, de autoria do Prefeito Municipal, que altera dispositivo da Lei n° 4578, de 26 de maio de 2010 e dá outras providências.

VIII – Projeto de Lei Complementar nº10/11, de autoria do Prefeito Municipal, que altera a Lei Complementar n° 560, de 29 de Dezembro de 2010, e dá outras providências.

IX – Projeto de Lei nº44/11, de autoria do Prefeito Municipal, que determina a reposição de árvores suprimidas, dispõe sobre a arborização utilizando espécies adequadas e dá outras providências.

X – Projeto de Lei nº46/11, de autoria do Vereador José Farid Zaine, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Festa do Padroeiro.

Informação enviada pelo gabinete do vereador Paulo Hadich (PSB)

quinta-feira, 10 de março de 2011

Ginásio dá lugar a drogas e prostituição

Fonte: Capa do Jornal de Limeira (10/3/11)


Obras estão paradas desde novembro do ano passado

As obras de construção de um ginásio poliesportivo no Jardim Santa Eulália estão paradas e o local, sem uso, tem sido ponto de consumo de drogas e prostituição. O fato desagrada moradores vizinhos, que pedem a conclusão do projeto para que possam utilizar o ginásio.
No sábado, o Jornal Oficial do Município publicou o 3º Termo de Prorrogação de Prazo de Contrato com a empresa responsável pela obra. Com isso, a data final se estenderá para o próximo dia 29.
O ginásio poliesportivo é coberto, terá arquibancadas, palco, iluminação, sanitários e vestiários. A quadra será multiuso - para basquetebol, voleibol e futsal.

As obras seguem inacabadas. Já foram feitas as estruturas metálica e de alvenaria, além da cobertura do ginásio. Falta, porém, reboco nas partes externas dos banheiros, que também não foram finalizados. Há apenas o espaço para os banheiros e vestiários, mas não há divisões de cabinas nem a instalação de privadas e pias, apenas das instalações hidráulicas.
Moradora do bairro, uma ourives, de 30 anos, que preferiu não se identificar, relatou a situação do ginásio. "Está servindo apenas de ponto de tráfico. É sempre uma bagunça nesse lugar", disse. A ourives lamenta que não pode deixar os filhos brincarem nas proximidades. "Quando era apenas um campo, eu ficava tranquila em deixar eles irem até lá. Agora, porém, fico com medo até de deixar passarem do lado, pois alguém pode fazer mal a eles", afirmou.

Em um dos vestiários, existe até mesmo um sofá/Crédito: Maurício R. Martins


Um caminhoneiro, também vizinho do ginásio, diz que o lugar, além do tráfico, é utilizado para prostituição. "Ficam aqui usuários de drogas e prostitutas. Enquanto aqui seria o lugar ideal para nossas crianças praticarem esportes", criticou. "Precisam terminar e pôr para usar (o ginásio). Desde novembro, não vemos obras", afirmou.
O Jornal de Limeira constatou o cenário de abandono. Pichações predominam nas paredes do ginásio. Dentro dos banheiros e vestiários, que permanecem o tempo todo abertos, há vestígios que de fato a reclamação da população procede. Cápsulas de drogas, garrafas de bebidas vazias, maços e bitucas de cigarros e preservativos usados são encontrados no lugar. Há até mesmo um sofá velho dentro de um dos vestiários.

VERBA

O ginásio é subsidiado em grande parte pelo Ministério dos Esportes, por meio do Programa do Esporte e Lazer na Cidade. O valor total da obra é de R$ 998,5 mil, sendo que R$ 780 mil são de verbas federais. A contrapardida da prefeitura é de R$ 218,5 mil.

A emenda no Orçamento da União foi conseguida por intermédio do vereador Miguel Lombardi (PR) com a liderança do partido em Brasília. Isso em 2008. As obras começaram apenas em março de 2010. A assessoria de Lombardi informou que o vereador enviou ofícios diversas vezes ao prefeito pedindo providências a respeito da obra.
A Prefeitura de Limeira, por meio de sua Assessoria de Imprensa, alegou que, segundo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, o projeto está sendo reavaliado para atender questões de adaptação para portadores de deficiência e também às exigências do Corpo de Bombeiros. Por isso, espera a melhoria no clima para retomar as obras e fechar o local para coibir invasões.

Fonte: Jornal de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

Depois de quase 3 anos que o Governo Federal liberou a emenda para a construção, a Prefeitura está estudando a questão da acessebilidade??? Uma obra como essa não deve ter sido planejada sem adaptação, além do fato que que o Governo Federal não daria dinheiro para um projeto que não tem questões básicas de segurança.
Se deu, que casse a carteira do engenheiro e/ou arquiteto responsável pela obra, afinal ele pensou num projeto arquitetônico para o século XIX!!!

Enquanto isso, quem cobrirá os prejuízos com a obra parada? Afinal, materiais deterioram e a estrutura de construção requer recursos para sua manutenção.

Isso demonstra incompetência grave do Poder Público Local. Em verdade, parece que com os mais de 600 milhões de reais do orçamento, eles não colocaram recursos para a contrapartida municipal ou a utilizou para as dezenas de cargos comissionados...

A secretaria de Esporte está às minguas. Na reunião do Conselho da Juventude, funcionários da pasta reclamaram que nem computador para enviar e-mails eles têm!!!

Não sei se Limeira precisa de choque de gestão ou de dar choques em políticos incompetentes...