Espaço pensado e criado para ser um gerador de reflexões e debates de ideias que se relacionem aos seguintes temas: Juventude; Sonhos e Projetos da Pastoral da Juventude; Exercício da Cidadania; Meio Ambiente; Cidade de Limeira; Voluntariado; Atividades do Terceiro Setor.
Esta publicação contém o levantamento dos possíveis financiamentos para programas e projetos relacionados a EA, em desenvolvimento no país. Tem como objetivo contribuir com a construção de um panorama do potencial de financiamento da educação ambiental, apoiando o processo de mobilização de recursos para educadores ambientais, lideranças comunitárias e gestores públicos de instâncias governamentais e não governamentais.
Quem quiser baixar o Livro, pode fazê-lo clicando aqui.
As empresas modernas preocupam-se com várias questões como:
Sistema de Gestão Ambiental: para garantir que seu processo produtivo não polua o meio ambiente;
Saúde e Segurança Ocupacional dos trabalhadores: assim garantem a integridade e a motivação de seus funcionários;
Controle do Processo: para que os produtos gerados tenham qualidade e padronização.
Mas não é isso que acontece nos "estaleiros" que desmantelam navios civis e militares do mundo todo. Navios de Guerra, como o Porta-Aviões Brasileiro Minas Gerais, Navios petroleiros e porta-conteineres e até caros Navios de Cruzeiros são para lá levados e são desmontados em poucos meses.
O custo nestes espaços custa 100 vezes menos que em um similar na Europa ou nos Estados Unidos e resíduos perigosos como o amianto são, simplesmente, enterrado na lama dos deltas dos rios durante a maré baixa...
Os países lutam em fóruns de discussões ambientais para preservar a qualidade ambiental, mas fazem "vistas grossas" para empresas suas que fazem este tipo de ação. O mundo todo precisa de transporte marítimo, seja para o comércio exterior, seja para cabotagem, mas não adianta fazer de conta que nada disso acontece com navios de 30.000 ou 100.000 toneladas.
Descrição do vídeo no site do Youtube:
A baía de Alang, na Índia, é o maior cemitério de navios do mundo. É para lá que a Europa envia os seus barcos, muitas vezes com peças e material tóxico, prontos para serem desmantelados. Tudo o que provém dos navios é cortado e revendido à peça: aço, amianto, bóias, objectos decorativos... Desmanchar um navio na Ásia custa 100 vezes menos do que na Europa. O Toda a Verdade teve acesso ao local e falou com os trabalhadores que separaram os despojos dos barcos.
Fonte: Programa do Canal português SIC, disponível no canal "m244986" no Youtube (aqui)
Espaço criado para discutir questões ambientais, de educação, recursos hídricos e cidadania.
Foi Diretor de Educação Ambiental na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente na Prefeitura Municipal de Limeira, SP.
Coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).
Membro da Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização Social (CTEM) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).
Mestrando no Programa de Ensino e História de Ciência da Terra (EHCT) no Instituto de Geociências (IG-UNICAMP).
Estudante subsidiado pela Agência PCJ no curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).
Voluntário desde 2002 na ONG GAVIA (Grupo de Amigos para Valorização da Infância e Adolescência)- www.gavia.org.br.
Interessado em atuar socialmente em seu meio como agente de mudanças. Tenho como lema de vida que NÃO adiantaria vir ao mundo a passeio: ou você age para fazer diferença nas vidas das pessoas ou se conforma com as injustiças que acontecem por aí!!! FAÇA A SUA PARTE, FAÇA POR MERECER!!
Campanha "Antes que vire arbusto, grama ou concreto".
O tema da arborização urbana, de fato, arregimenta discussões acaloradas na população, pois de um lado estão cidadãos defendendo comodismo, atraso ambiental ou em alguns casos, reclamando da incapacidade técnica do Poder Público. De outro estão os que defendem o aumento do número de árvores, como processo de adequação ambiental das cidades, melhoria da qualidade de vida da população e melhoria da paisagem estética urbana.
Como temos visto cada vez mais, muitas pessoas defendendo o corte de árvores e pouquíssimas pessoas defendendo o plantio de novas árvores em Limeira, essa campanha será iniciada com o objetivo de sensibilizar as pessoas para os benefícios que as árvores trazem para a sociedade.
As pessoas contrárias reclamam de problemas como raízes quebrando muros, galhos atrapalhando a iluminação, mas ninguém reclama da questão que muitas árvores estão plantadas em local errado e que as podas das árvores são realizadas de modo amador e por pessoal não preparado. (Texto escrito em 2009, que entendo que fizemos grandes avanços nesta gestão e está muito melhor)
A ideia deste projeto é simples: sempre postaremos imagens de árvores sadias e bonitas de Limeira. Convidamos as pessoas que enviem imagens de árvores de Limeira, e elas serão publicadas neste Blog.
Quem quiser se manifestar contra a arborização urbana pode enviar textos também que eles serão publicados.
Os textos e fotos podem ser enviados para o e-mail tiago_georgette@yahoo.com.br