Quase 200 mil alunos e 300 educadores passaram pelo Projeto Gota d’Água
O Consórcio PCJ apresentou no dia 30 de novembro, durante o Seminário de Avaliação do Projeto “Gota d’Água”, realizado no Museu da Água, em Indaiatuba (SP), as ações promovidas pelos municípios na área de Educação Ambiental que foram os “Destaques do Ano de 2016”. Nessa edição do Gota d’Água, o tema das capacitações girou em torno das “Políticas Municipais de Recursos Hídricos e o Sistema Cantareira”.
No total, participaram do projeto cerca de 38 municípios, destes, 20 inscreveram suas inciativas para premiação, sendo que cinco foram premiados como “Destaques do Ano”, a saber: Bragança Paulista, com o projeto “Sala Verde - Educação ambiental e tecnologia: de mãos dadas para um futuro sustentável”; Itatiba, com a iniciativa “Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Ambiental de Itatiba”; Limeira, com o seu “Programa de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino”; Rio Claro, com o projeto “Conhecendo Nossos Problemas”; e Vinhedo, com o “Projeto Águas de Vinhedo”.
Cada um dos Destaques pôde realizar apresentação de 10 minutos a todos os presentes no Seminário sobre o seu projeto e os resultados alcançados. Em seguida, os participantes do “Projeto Gota d’Água” realizaram avaliação das propostas apresentadas, tendo como base os preceitos de atendimento ao tema do ano, execução e replicação do projeto, e elegeram aquele que foi o grande destaque de 2016 para receber o troféu “Sua Gota Faz a Diferença”. O projeto escolhido foi o executado pelo município de Limeira (SP).
Limeira se destacou por atender plenamente a proposta de tema do ano do Projeto do Consórcio PCJ, e por aperfeiçoar o Programa de Educação Ambiental no município, ao implementar ações desse teor na proposta político pedagógica das instituições escolares. A iniciativa atingiu 23.135 alunos e envolveu 2.879 professores.
Além dos Destaques do Ano, o Consórcio PCJ concedeu certificado de Menção Honrosa aos Municípios de: Atibaia, pelo projeto “I Mostra Curta Ambiental” e “A importância do Corrego Onofre; Campinas e Sanasa, “Saberes das Bacias PCJ - Diálogos Sobre os Recursos Hídricos: da Abundância à Crise”; Hortolândia, pelo Projeto “Gota d'Água #MultipliqueCadaGota”; Jaguariúna, devido ao “Projeto Big Bag”; e ao município de Piracicaba e à concessionária Águas do Mirante, pela iniciativa “Recursos hídricos e saneamento”.
Também foram homenageados os educadores com maior assiduidade às capacitações do projeto do Consórcio PCJ nesse ano, com a entrega do certificado de “Mérito Ambiental” a: Carlos Henrique Rocha Alves, da Prefeitura Vinhedo, Erica Cristina Franco Molon, da Prefeitura de Valinhos, Josiane Ignácio Biagio e Maiza Aparecida Passoni da Prefeitura de Nova Odessa.
A premiação contou também com as presenças do Superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE), o Eng. Sandro de Almeida Lopes Coral, do vereador do município de Rio Claro, Júlio Lopes, o secretário de meio ambiente de Bragança Paulista, do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz e da gerente técnica da entidade e responsável pelo programa de Educação e Sensibilização Ambiental, Andréa Borges.
Em 2016, passaram pelo Projeto “Gota d’Água” do Consórcio PCJ, 300 educadores que replicaram a iniciativa para 194.946 alunos das Bacias PCJ. Esse ainda é um dado preliminar, pois, ainda falta o envio das avaliações por parte de alguns municípios participantes, o que poderá aumentar ainda mais o número de estudantes que foram atendidos pelo projeto.
O Projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias PCJ, foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e passou a fazer parte do “Projeto Gota D’água: #PreserveCadaGota”, a partir de 2014. O novo projeto pretende intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorre na prática. Com esse novo projeto, a equipe do Programa de Educação Ambiental sempre estará à disposição dos associados ao Consórcio PCJ, com o desenvolvimento das semanas da água municipais e de qualquer outro projeto de educação ambiental.
Acompanhe abaixo a lista dos Premiados em 2016:
Destaque “Sua Gota Faz a Diferença”:
Município de Limeira: “Programa de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino de Limeira”
Objetivos: Fomentar a reflexão crítica e propositiva da inserção da EA no projeto político pedagógico das instituições escolares, integrando essa educação de forma permanente e continuada em todas as áreas do conhecimento.
Destaques do Ano de 2016:
Município de Bragança Paulista: “Educação ambiental e tecnologia: de mãos dadas para um futuro sustentável”
Objetivos: alinhamento do uso das tecnologias na construção dos saberes ambientais para a elaboração de curtas metragem como produto final dos projetos.
Município de Itatiba: “Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Ambiental de Itatiba”
Objetivos: incluir temas socioambientais no dia a dia do professor, em sua prática pedagógica, para que possam tratar as questões ambientais de forma transversal desde a Educação Infantil até o último ano do Ensino Fundamental.
Município de Rio Claro: “Conhecendo nossos problemas”
Objetivos: Realização de diagnóstico ambiental do entorno da escola e residência dos alunos, para eles identifiquem problemas ambientais e juntos possam pensar em ações para a melhoria das condições de vida
Município de Vinhedo: “Projeto Águas de Vinhedo”
Objetivos: Aplicar os princípios da EA Patrimonial na observação de nascentes localizadas na microbacia onde as escolas municipais estão inseridas, visando sua preservação ambiental.
Menção Honrosa:
Município de Atibaia: “I Mostra de Curta Ambiental” e “A importância do Córrego Onofre”
Objetivos: Atividades de sensibilização com os alunos que residem no entorno do Córrego Onofre, abordando os problemas causados pela degradação ambiental, e realização da mostra de vídeos “curta ambiental”, promovida no âmbito do Programa Fruto da Terra.
Município de Campinas/Sanasa: “Saberes das Bacias PCJ - Diálogos Sobre os Recursos Hídricos: da Abundância à Crise”
Objetivos: Parceria da SANASA com a Secretaria Municipal de Educação na realização de capacitações quanto ao protagonismo social no sistema de gestão de bacias hidrográficas PCJ. De acordo com as avaliações realizadas, 100% dos participantes pediram a continuidade desta atividade, sendo que 90% desconhecia o processo de gestão das Bacias PCJ e o Sistema Cantareira. Existe a perspectiva da criação de processos de capacitação continuada, além da formação de um coletivo educador local.
Município de Hortolândia: “Projeto Gota d'Água #MultipliqueCadaGota”
Objetivos: Realização de projetos inseridos em 4 grandes eixos: “Horta/Jardinagem/Compostagem”, “Ecobrinquedoteca”, “Feira de Trocas” e “Água e a Ecologia Ambiental”. A formação pretendia criar possibilidades para que todos os envolvidos construíssem saberes e desenvolvessem ações baseadas nas relações entre os conhecimentos de mundo, conhecimentos escolares e a realidade vivida em cada comunidade, tendo como norte da discussão a manutenção e preservação dos recursos hídricos. Mostraram o amadurecimento do grupo, extrapolando a problemática da água para as relações de consumo.
Município de Jaguariúna: Projeto Big Bag
Objetivos: Capacitação com as cozinheiras de todas as escolas da rede municipal em relação à coleta seletiva, capacitando-as a fazer o uso correto das Big Bags (grandes sacolas de ráfia nas cozinhas). O trabalho foi apresentado aos alunos e, como consequência, repercutiu numa diminuição do desperdício de comida na unidade escolar, a conscientização da separação dos resíduos dentro da escola e um impacto indireto nos hábitos nas casas dos alunos.
Município de Piracicaba/Águas do Mirante: “Recursos hídricos e saneamento”
Objetivos: Parceria com a ESALQ e a Bioflora para desenvolvimento de curso junto ao público jovem e lideranças comunitárias para recuperação e plantio em áreas degradadas, por meio das mudas produzidas no Viveiro Educador da ETE Bela Vista. Em complemento, foi desenvolvida uma ação com a comunidade de diversos bairros sobre coleta e reaproveitamento da água de chuva para atividades que não necessitam de água potável. Em cada um dos locais, um sistema de coleta de água de chuva foi implantado.
Fonte: Consórcio PCJ (e-mail)