segunda-feira, 3 de março de 2014

Maioria dos limeirenses bebe água da torneira


 Pesquisa da Foz mostra confiança da população no tratamento

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope Inteligência, contratado pela concessionária Foz, indicou que a maioria dos limeirenses tem o hábito de consumir água diretamente da torneira, sem filtrar ou ferver. Entre os entrevistados, 60% afirmaram que sempre consomem direto da rede, 7% quase sempre, 10% de vez em quando e apenas 23% não bebem. Os que não consomem direto da torneira passam a água por um filtro ou talha, põem em moringa ou fervem.

O estudo também mostrou que, apesar dos domicílios pesquisados terem água encanada e tratada, mais da metade dos entrevistados não soube informar a origem da água que chega à residência. Para este item, 70% não souberam responder; 26% citaram o Rio Jaguari; 3%, outros mananciais e 1%, o Ribeirão Pinhal. Segundo a concessionária, a água bruta que abastece Limeira é captada em dois mananciais, o Rio Jaguari - que nasce no Estado de Minas Gerais - e o Ribeirão Pinhal, que possui nascente próxima e é um importante manancial para o sistema de abastecimento local.
Quanto à distribuição de água na rede, 67% dos entrevistados afirmaram que nunca foram afetados com falta de água enquanto que dos 31% restantes, 26% passaram por oscilações no abastecimento nos últimos meses a contar de junho do ano passado e somente 5% nos últimos dias em relação ao período da amostra. "A falta de água não é uma situação frequente na cidade. Ela só ocorre durante as manutenções programadas ou emergenciais. Por isso, a regularidade do abastecimento é refletida nas respostas dessa questão", esclarece o diretor da concessão, Tadeu Ramos.

Sobre o uso da caixa d'água, a pesquisa indica que 91% dos entrevistados possuem e 97% sabem da importância dela para evitar a falta de água. Ramos enfatiza que mesmo com o rompimento de uma tubulação ocorrido no ano passado, 67% da população afirma não ter sofrido falta de água e isso é possível em razão do reservatório residencial. "As oscilações são comuns em situações de manutenção e emergências, e a caixa d'água é a principal maneira de evitar a falta de água durante essas eventualidades. A recomendação é que seja feita uma limpeza periódica a cada seis meses. Assim, a água permanece com o mesmo padrão de potabilidade distribuída pela Foz", cita.

A pesquisa ouviu 504 clientes - a maioria responsável pela conta de água e esgoto, chefes de domicílio ou donas de casa - e foi concluída em dezembro. A avaliação geral identificou que 90% dos entrevistados avaliam como ótimo e bom os serviços prestados pela Foz no município.

Fonte: Jornal de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário