terça-feira, 30 de setembro de 2014

Oficina de Irrigação acontece na próxima segunda-feira


Estão abertas as inscrições para a Oficina de Prática de Irrigação para Horticultura que acontece na segunda-feira, 6 de outubro, na capela Santa Vitória, localizado às margens da rodovia Limeira-Mogi-Mirim. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, e tem por objetivo ensinar aos agricultores do município técnicas corretas e regulares de irrigação.

O curso, que acontece das 8h às 12h, será dividido em teoria e prática e abordará três temas principais visando o racionamento de água na agricultura. Serão dois temas teóricos: ciclo da água (do solo para a atmosfera) e fundamentos do fluxo hidráulico, além do procedimento operacional da irrigação, que será realizado em campo.

Segundo Dirceu Brasil Vieira, engenheiro agrônomo da pasta, serão abordados diversos aspectos técnicos do sistema hidráulico utilizado na irrigação, com o intuito de proporcionar mais eficiência das instalações. Para ele, além dos ganhos na agricultura familiar, o curso também tem o intuito de conscientizar sobre o uso da água. “Evitar o desperdício da água também será um dos desdobramentos da oficina”, diz.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no Departamento de Extensão Rural, localizado no Parque Cidade de Limeira, ou pelo telefone 3451-7309.

Fonte: Prefeitura (aqui)

Você sabe ler um Hidrômetro?


Fonte: Juntos pela Água (aqui)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Alunos são premiados na Semana da Água

Alunos vendores do concurso ganharam uma bicicleta (Divulgação)

 Vanessa Osava

A premiação do concurso “Desenhando uma Limeira + Limpa”, realizado pela Prefeitura, aconteceu durante o encerramento do programa Semana da Água, no Teatro Nair Bello. Cada aluno vencedor do concurso ganhou uma bicicleta. O programa é uma ação permanente do Consórcio Intermunicipal da Bacia PCJ. Neste ano a semana envolveu 22.101 alunos do ensino infantil, fundamental e adulto, além da equipe escolar e comunidade.  A Secretaria de Educação e do Meio Ambiente trabalharam a formação de professores e coordenadores da rede municipal para fomentar a conscientização e o uso racional da água e a preservação dos recursos hídricos. O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquerrmes Valvassori, falou sobre a importância de levar ao conhecimento das crianças a preservação e todos os assuntos que envolvem o meio ambiente. Para a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Luciane Coutinho, é relevante trabalhar e formar os educadores sobre o tema que envolve o meio ambiente.

Fonte: Gazeta de Limeira (aqui)

Premiação encerra Semana da Água em Limeira


A premiação do concurso “Desenhando uma Limeira + Limpa”, realizado pela Prefeitura de Limeira, aconteceu durante o encerramento do programa Semana da Água, no Teatro Nair Bello, nesta terça-feira, 23 de setembro. O programa é uma ação permanente do Consórcio Intermunicipal da Bacia PCJ, neste ano a semana envolveu 22.101 alunos do ensino infantil, fundamental e adulto, contanto também com a participação da equipe escolar e da comunidade.

A Secretaria de Educação e do Meio Ambiente trabalharam de forma intersetorial a formação de professores e coordenadores da rede municipal para fomentar a conscientização e o uso racional da água e a preservação dos recursos hídricos.
 
A cerimônia de encerramento contou com a presença do prefeito Paulo Hadich que destacou o comprometimento de todos os servidores envolvidos no projeto. “Esta crise hídrica nos fez prestar mais atenção e repensar quanto aos desperdícios do dia a dia. Trabalhar essa informação com as crianças é fundamental, é por meio delas que vamos mudar o planeta”, salientou.

Hadich reforçou a importância da conscientização e comprometimento com o meio ambiente, em especial com as questões relacionadas à água. O prefeito destacou também que Limeira serve como referência na qualidade da água no país. “É importante que comecemos a nos monitorar em relação ao consumo de água e com tudo que envolve a contaminação, para que isso possa ser refletido em outras cidades”, disse.
 
O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquerrmes Valvassori, falou sobre a importância de levar ao conhecimento das crianças a preservação e todos os assuntos que envolvem o meio ambiente. “Temos que nos preocupar com a mudança climática que estamos vivendo. Temos que priorizar a nossa qualidade de vida, nesse sentido, é importante que as crianças já comecem a se interessar sobre o assunto”, salientou.

Para a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Luciane Coutinho, é de extrema relevância trabalhar e formar os educadores sobre o tema que envolve o meio ambiente. Luciana destaca a importância do trabalho desenvolvido em parceria entre as secretarias. “Os educadores não transformam diretamente a sociedade, mas formamos homens que irão viver nela. Este trabalho alcançou um resultado muito positivo devido ao trabalho de forma conjunta, intersetorial”, explicou.

SEMANA DA ÁGUA


O programa do Consórcio Intermunicipal da Bacia PCJ acontece desde 1994. Nestes vinte anos do programa, houve a participação de 2.581.504 alunos participantes, envolvendo 43 municípios consorciados.

A Semana da Água tem o objetivo de desenvolver ações que promovam em todos os níveis de ensino a sensibilização e a conscientização dos problemas relacionados ao gerenciamento, à conservação e à proteção dos recursos hídricos. O programa também ressalta a importância de arrecadação de recursos financeiros na própria região visando a recuperação de rios; sensibilizar a sociedade e os principais dirigentes políticos sobre a necessidade de criar a gestão das bacias hidrográficas.

Limeira participa do programa desde 1997 e a cada ano o programa conta com um tema diferente. Em 2014 o tema escolhido foi “Reciclando o saber nos 20 anos da Semana da Água”.

Neste ano 166 profissionais participaram diretamente das formações, sendo 92 professores coordenadores e 74 professores interessados na temática ambiental. O projeto envolveu 81 escolas municipais, além do EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Tiago Georgette, diretor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, explicou que neste ano a intenção foi trabalhar a sensibilização e a conscientização com os educadores, de forma que também chegasse ao conhecimento da população. “A formação com os professores teve como objetivo informar e reforçar sobre os assuntos que envolvem o meio ambiente, e também dar subsídios para que eles pudessem aplicar na sala de aula com os alunos”, informou.

CONCURSO

Cada aluno vencedor do concurso ganhou uma bicicleta.

A vencedora da escola Evangelina Mauro, foi a aluna do 5º ano, Caroline Santos de Almeida; da escola Major José Levy Sobrinho, quem levou o prêmio foi a aluna do 4º ano, Linda Rocio Dioz Uruena; Já, Nicolas Sancini Moraes, aluno do 3º ano da escola Jamile Caram de Souza Dias, foi quem conquistou o prêmio na unidade escolar; o aluno premiado da escola Clara Monzoni Lang, foi Gabriel Felipe da Silva Rocha, do 2º ano; e a representante do 1º ano da escola Prada, que também ganhou o prêmio, foi Gabriely Cristina Fonseca.

Durante o evento, os alunos das escolas Professora Hilda Maria C. Hafliger, Fábio Franco de Moraes e Professora Maria Apparecida de Luca Moore, realizaram apresentações de danças que envolviam o tema sobre o Meio Ambiente.

Fonte: Prefeitura (aqui)

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Espécies, no total de 16, foram plantadas na bacia do Ribeirão Pinhal

 

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado amanhã, a Odebrecht Ambiental realizou o plantio de 1.064 mudas de árvores de 16 espécies nativas - entre elas, o cedro, ipê, pitangueira e aroeira brava - em uma APP (Área de Preservação Permanente) de 6.384 metros quadrados, às margens da bacia do Ribeirão Pinhal - um dos dois rios que abastecem a cidade.

A ação faz parte da campanha "Juntos pela Água" e contou com a participação dos alunos da E.E. "José Marciliano da Costa Júnior", que auxiliaram os funcionários da concessionária na ação de reflorestamento.
O coordenador de sustentabilidade da Odebrecht Ambiental, Agnaldo Mandacario, destacou que o reflorestamento é a recomposição da mata em áreas onde ela foi extraída. Segundo ele, as árvores exercem importante papel no meio ambiente, contribuindo com a preservação dos recursos hídricos, abastecendo o lençol freático, além de minimizar a concentração de CO2 da atmosfera e melhorar a temperatura, deixando o clima mais fresco e agradável.
As mudas receberão acompanhamento e manutenção por cerca de dois anos, período em que ocorre o auge de seu desenvolvimento. (Matheus Durante/Estagiário do Jornal de Limeira).

Fonte: Jornal de Limeira (aqui)

Centro infantil de Limeira trabalha educação ambiental



O centro infantil Lia Maura Mattos Silveira, unidades 1 e 2, do Jardim Orestes Veroni, encerrou o projeto sobre educação ambiental, com o tema “O futuro se planta no presente”. A iniciativa foi desenvolvida de forma intersetorial com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, e teve o intuito de despertar a conscientização das crianças e dos pais, com apoio da escola. O encerramento ocorreu na quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de setembro, nas unidades.

O projeto também contou com a presença do secretário de Educação, José Claudinei Lombardi, que destacou a importância do envolvimento e aproximação da família para as ações e projetos realizados nas escolas. O secretário ficou entusiasmado com as peças feitas de material reciclável que foram confeccionadas pelos pais e funcionários. “A comunidade deve fazer parte da escola. A escola deve estar de portas abertas para a comunidade”, frisou.

Na abertura das apresentações, a diretora das duas unidades, Marisa de Fatima Kempe da Silva, também salientou a importância da presença dos pais, principalmente para um projeto como este que possibilita a reflexão, além de ser de extrema importância como o meio ambiente. “O meio ambiente faz parte das nossas vidas. Precisamos começar a conscientizar nossos filhos desde já. A escola agradece a contribuição de cada pai para este projeto”, enfatizou.

De acordo com a coordenadora da escola, Rosangela Alves Silva, o objetivo, além da conscientização das crianças, foi também possibilitar o contato com os materiais reciclados e despertar o interesse de cada um. “Para que pudéssemos obter um resultado positivo, contamos a participação efetiva dos pais para a confecção das peças com a reutilização de matérias recicláveis”, explicou.

Rosangela explicou que foi possível, com este projeto, unir ao “Dia da Família na Escola”. “A ideia foi aproximar ainda mais os pais para os trabalhos desenvolvidos na escola e também trazê-los para o ambiente escolar. Todo o projeto foi trabalhado com a participação dos monitores, das crianças e dos pais”, salientou.

Em relação aos monitores, Rosangela ressaltou que os educadores participaram de formações sobre o meio ambiente, com o diretor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Tiago Georgette.

Desde o mês de abril, a escola está trabalhando com o projeto voltado ao meio ambiente. Para contemplar o trabalho, a unidade escolar fez as exposições de todas as peças confeccionadas pelos pais, monitores e alunos. Ao final, as crianças fizeram uma apresentação de dança.

Miriã Cristina Souza Ventura, mãe da aluna Agatha, de dois anos, o projeto foi bastante válido. Ela confeccionou um palhaço reutilizando um frasco de iogurte. “Foi bastante importante a escola trabalhar o tema com as crianças”, frisou.
 
O pai da aluna, Yasmi Gasão Eller, Marcos Paulo Eller, a iniciativa é positiva, pois, é preciso intensificar ainda mais a questão da reutilização de materiais recicláveis. “A iniciativa da escola foi muito importante para as crianças”, ponderou.

Fonte: Prefeitura (aqui).

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O Simbólico e Diabólico na Política: Um testemunho de fé

Coordenadores pedagógicos de Limeira e região participam de curso em educação ambiental


Para reforçar a importância do uso consciente de água, a Prefeitura de Limeira realizou nesta quarta-feira, 26 de agosto, uma formação de Educação Ambiental para coordenadores pedagógicos de Limeira e região, ministrado pelo diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Tiago Georgette. O curso aconteceu no anfiteatro da Escola Estadual Antônio de Queiroz.
No total, foram 69 coordenadores, da rede estadual de ensino, que puderam aprender como trabalhar de forma interdisciplinar questões ambientais, principalmente as que envolvem os recursos hídricos, bem como as do período de estiagem. Além de Limeira, participaram representantes de Arthur Nogueira, Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, entre outros municípios da região.
Toda ação é bem-vinda, seja ela executada no ensino formal nas escolas, seja na relação não-formal com a sociedade por meio de empresas, igrejas e associações. Mas é claro que a intenção de trabalhar junto à rede de ensino é propiciar embasamento relativo à questões ambientais da região”.
Georgette ressaltou que a intenção é que os professores, além de trabalharem o tema ambiental na grade curricular, possam atuar junto à comunidade. “Tanto pela importância do conteúdo pedagógico como pela atualidade da questão do uso consciente dos recursos hídricos e da proteção das bacias hidrográficas”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Vídeo sobre a Crise de Abastecimento de Água em São Paulo.

A Folha montou um vídeo informativo sobre o Sistema de Abastecimento de Água na região Metropolitana de São Paulo.
Ele apresenta o caos em que se encontra o Sistema Cantareira e por outro lado o Sistema Bilings que está no Alto Tietê mas que não possui qualidade suficiente para ser utilizada, mas que não vem sendo preservado como deveria.
Há claramente o problema da questão habitacional em São Paulo, mas não se pode garantir essa mesma questão e colocar em risco o abastecimento de água que coloca em maior risco justamente a população mais pobre pois o aumento no custo da água agride diretamente a população mais carente.



Fonte: Folha (Aqui)

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Coreia do Norte de um outro ponto de vista.

Não quero aqui fazer apologia ou condenação do Regime Norte-coreano, mas o vídeo foi bem montado e retrata de uma forma bem interessante o cotidiano da Coreia do Norte.



Fonte: Comentários em Blog (aqui)

Limeira florida!



Convidamos a todos que andam pela cidade a apreciar a temporada de flores dos ipês espalhados por diversos pontos da cidade. Neste mês é possível notar as mais diversas cores oferecidas pela árvore como roxo, rosa e amarelo.

Além dos ipês, considerados símbolos do Brasil, as bauínias, popularmente conhecidas pelo nome unha-de-vaca, também tem sido generosas com a cidade e apresentando o melhor de suas cores: rosas e brancas.

Para quem desejar plantar uma dessas árvores, a solicitação pode ser feito pelo telefone 156.

E você? Conhece uma dessas árvores no seu trajeto pro trabalho ou perto de sua casa? Elas dão fotos lindas, que estão fazendo bastante sucesso na hashtag #MinhaLimeira. Confira e mande a sua também!

Fonte: Facebook (aqui)