terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cachorro recebe medalha póstuma como herói de guerra no Afeganistão

Theo acompanhava o militar Liam Tasker, também morto em serviço durante a guerra

LONDRES - Um cachorro rastreador de explosivos recebeu nesta quinta-feira, 25, uma medalha póstuma como herói de guerra após morrer no ano passado junto com um soldado britânico em uma operação no Afeganistão.

Theo, como se chamava o cão, recebeu no quartel de Wellington de Londres a medalha PDSA Dickin, o máximo reconhecimento no Reino Unido à "dedicação" de qualquer animal na tarefa de salvar vidas humanas durante conflitos bélicos.

O cachorro morreu horas depois que o militar junto com quem patrulhava, Liam Tasker, de 26 anos, falecesse por disparos de insurgentes no dia 1º de março do ano passado na província de Helmand (Afeganistão).

A dupla, considerada "inseparável", conseguiu localizar o número recorde de 14 bombas dos talibãs em um período de cinco meses.

O reconhecimento a Theo chega depois que Tasker, que servia como cabo no regimento veterinário da Marinha britânica, recebesse de maneira póstuma a Ordem do Império Britânico em setembro de 2011.

A mãe do militar falecido, Jane Duffy, descreveu o cachorro como o melhor amigo de seu filho e disse que trabalhavam juntos 24 horas por dia no Afeganistão.

"Liam já tinha sido reconhecido, por isso é muito lindo que Theo receba sua medalha e que seu valor também seja reconhecido", disse Jane.

Por sua parte, o coronel Neal Smith declarou que era "uma honra para o corpo veterinário do Exercito britânico" e que este prêmio "não só reconhece um cachorro muito especial, mas também a contribuição de todos os animais que trabalham em nossa equipe na localização de bombas e explosivos".

Theo é o 28º cachorro que recebe a medalha Dickin, entregue desde 1943 pela Associação Beneficente de Veterinários, fundada por Maria Dickin.

Fonte: Estadão (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Interessante saber que há uma condecoração apenas para animais na guerra.

Em Londres, há um memorial apenas para homenagear os Animais que pereceram nas inúmeras guerras travadas pelo Reino Unido.

O monumento chama-se "Animals in War".

Quem quiser mais informações, clique aqui.


Abelhas francesas produzem mel azul após “banquete” de M&Ms


Segundo apicultores, as abelhas comeram açúcar dos resíduos da guloseima que seguem para uma fábrica de processamento de biogás a poucos quilômetros do apiário.

São Paulo – Desde agosto, os apicultores da pequena cidade francesa de Ribeauville, na região da Alsácia, têm se deparado com algo insusitado: as abelhas estão produzindo mel nas cores azul e verde. Alarmados, os produtores iniciaram uma investigação que os conduziu para um único lugar: uma fábrica de processamento de resíduos da produção de M&Ms.

Localizada a cerca de quatro quilômetros do apiário, próximo da área onde as abelhas colhem néctar, a fábrica converte os resíduos da guloseima de chocolate em biogás. De acordo com a agência Reuters, as abelhas teriam encontrado nas casquinhas multicoloridas e açucaradas uma fonte de alimento, o que explica a coloração final do mel.

Em nota enviada ao sindicato de apicultores e publicada pelo jornal francês Le Monde, a empresa Agrivalor, que opera a usina de biogás, diz que as instalações da fábrica seguem critérios consistentes com a autorização de funcionamento emitida pela prefeitura local e que nunca “imaginou que a presença de sub-produtos açucarados dentro dos limites da fábrica afetaria de alguma forma a produção das colmeias".

A empresa diz ainda que, por precaução, iria limpar seus contêineres e acomodar os resíduos em recipientes hermeticamente fechados, fora do alcance das abelhas. Segundo os apicultores, a produção de mel “colorida” não tem possibilidade de ser comercializada. Agora, eles aguardam a primavera de 2013, para ver se as abelhas deixaram de se alimentar dos resíduos.

Fonte: Portal Exame (aqui)

Para partidos políticos o Observatório de Política Públicas é um projeto inédito


Mari Machado, secretária Especial da Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), apresentou proposta que visa instituir um Observatório de Políticas Públicas até o próximo ano. O projeto foi debatido, e muito bem avaliado, na última reunião da Executiva, na sede do PSB, em Brasília (DF).

A secretária conversou com o Portal PSB e explicou detalhes do projeto, avaliou o primeiro turno das eleições 2012 e falou de suas expectativas para o segundo turno.

Portal PSB: O que significa um Observatório de Políticas Públicas? 

Mari Machado:Na Reunião da Executiva Nacional do PSB eu apresentei uma proposta de constituição de um Observatório de Políticas Públicas para o nosso Partido. O que faz um observatório? O observatório analisa e acompanha a implementação de políticas internamente e nas administrações de empresas da iniciativa privada.

Para partidos políticos, portanto, o Observatório de Políticas Públicas é, de fato, um projeto inédito. Neste sentindo, o observatório terá a tarefa de acompanhar a implementação de políticas públicas, defendidas pelo PSB, nas suas gestões municipais e estaduais.

Portal PSB: Como foi a avaliação do PSB quando você apresentou a proposta?

Mari Machado:O Observatório é uma iniciativa importante que o Partido vai adotar. Houve uma repercussão positiva a essa proposta na Executiva Nacional, isto porque, todos nós queremos o melhor para a sociedade brasileira, queremos o melhor para as cidades que governamos e queremos ser um Partido que, efetivamente, promova mudanças e, para tanto, estamos nos comprometendo com a constituição desse Observatório de Políticas Públicas.

Portal PSB: O Observatório vai apresentar uma visão ou organização diferente ao Partido?

Mari Machado:O projeto é inovador. É um projeto que, certamente, vai trazer bons resultados. É, de fato, uma forma de dar visibilidade para aquilo de bom que o PSB está fazendo e acompanhar o resultado que essas políticas têm nas comunidades onde elas são implantadas.

De forma objetiva o observatório vai nos possibilitar constituir uma identidade de gestão do Partido, o que já vem sendo construída nas nossas gestões. Não é por acaso que o PSB tem os dois governadores melhor avaliados do Brasil - o governador de Pernambuco e presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, e o governador do Ceará, Cid Gomes. Tivemos, também, a avaliação positiva da gestão PSB em Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). Isso é o resultado da forma socialista de governar.

Portanto, o observatório pretende que essa identidade seja assimilada por todos os seus prefeitos, seus 434 prefeitos eleitos nesse pleito, mais os sete que estamos disputando no segundo turno e aonde também pretendemos conseguir resultados vitoriosos no processo final da eleição do segundo turno.

Portal PSB: Falando em eleições 2012, qual é sua avaliação sobre o primeiro turno?

Mari Machado: Os resultados eleitorais do PSB em 2012 foram muito positivos para a legenda. Além do simbolismo de termos elegido, no primeiro turno os prefeitos de Recife (PE), Geraldo Julio, e o de Belo Horizonte (MG), Marcio Lacerda, elegemos prefeituras importantes em cidades brasileiras com um dado muito relevante: 70% dos nossos administradores foram reeleitos, o que confirma que o PSB vem se destacando nas suas adminsitrações pela qualidade de sua gestão. Acho que esse é o grande símbolo das nossas administrações. Isso demonstra que nós somos, efetivamente, uma alternativa de poder.

Portal PSB: O senhora analisa a atuação dos Movimentos Sociais do PSB nestas eleições?

Mari Machado:Nós tivemos uma presença muito efetiva dos segmentos do PSB. Acho que o Partido vem ao longo da sua história compreendendo como é relevante ter os segmentos organizados internamente, porque são eles os canais que dialogam com a sociedade civil organizada.

Todos os nossos segmentos apresentaram candidatos nessas eleições. Todos têm bandeiras de lutas específicas que devem ser assumidas pelos nossos gestores e, muitos, obtiveram sucesso elegendo representantes desses segmentos.

Nós queremos dar destaque à Juventude e às Mulheres, que tiveram um resultado muito positivo. No segmento das mulheres, por exemplo, elegemos 53 prefeitas do PSB.  Mulheres que exercerão mandatos com sucesso, implantando políticas públicas para toda sociedade, mas com recorte de gênero que é necessário.

Portal PSB: Qual expectativa para o segundo turno? Houve crescimento significativo da força do Partido no Brasil?

Mari Machado: O segundo turno é resultado de um bom trabalho realizado. Nós temos uma condução muito objetiva do nosso presidente Nacional e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com relação ao crescimento do PSB.

O Partido hoje é uma importante força política e vem se consolidando no cenário nacional. Nós não temos no País, a possibilidade de fazer qualquer discussão de cenário eleitoral futuro sem a presença do PSB e isso é um dado real.

Então temos como perspectiva que logo após esse processo eleitoral nós vamos fortalecer as nossas administrações apoiando os nossos prefeitos eleitos, capacitando-os, ajudando-os a melhorar ainda mais os seus projetos, seus programas de governo, implantando administrações vencedoras e trabalhando fortemente na organização partidária.

Fonte: Portal PSB (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

O PSB claramente está se fortalecendo e se tornando uma terceira via, o que vem em muito ajudar no amadurecimento da Democracia Brasileira, que sairá do antagonismo presente entre 2 partidos e com isso, conseguirá dialogar e trazer pontos positivos que foram conseguidos por ela.

Além do fato de melhorar ainda mais as dicussões do nosso projeto de Nação, de Estados e de Municípios, para o novo momento em que o Brasil se encontra. 

Avante socialistas! 

Vamos construir o Brasil pujante que sempre sonhamos viver!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Plantas reduzem poluição até 8 vezes mais do que se pensava

Pesquisa mostra que áreas verdes ajudam a melhorar, e muito, a qualidade do ar em centros urbanos, filtrando poluentes prejudicias à saúde humana

São Paulo – Ninguém discute o papel que os espaços arborizados têm de ajudar a controlar a poluição nas cidades. Mas o quão poderosa é essa contribuição? Segundo um novo estudo desenvolvido pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, ávores, arbustos e outros tipos de vegetação podem reduzir até oito vezes mais do que se pensava os níveis de poluição nos centros urbanos.

De acordo com o estudo, publicado na revista da Sociedade Americana de Química, os espaços verdes atuam principalmente como filtro de dois poluentes extremamente prejudiciais para a saúde humana: o dióxido de nitrogênio (NO2) e o chamado material particulado inalável (PM), partículas microscópicas que resultam da combustão incompleta de combustíveis fósseis utilizados pelos veículos automotores e fábricas.

Pesquisas anteriores já sugeriram que as árvores e outras plantas podem melhorar a qualidade do ar urbano. Contudo, dizem os persquisadores de Birmingham, a melhoria parecia ser pequena, uma redução de menos de 5%. As novas análises mostraram um resultado bem mais animador: um planejamento criterioso para criação de espaços arborizados pode reduzir a concentração de NO2 em até 40% e de material particulado em 60%.

Para turbinar esse efeito, os autores ainda sugerem a construção específica de instalações, como outdoors, cobertas de vegetação para aumentar a quantidade de folhagem nas cidades e melhorar a qualidade do ar.

Fonte: Portal Exame (aqui)