quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Discurso de Paulo Hadich no dia da Cassação de Félix

Você se recorda do discurso de Paulo Hadich no dia da Cassação de Félix?

Não se recorda ao todo. Então assista na íntegra!

Como limeirenses, temos que relembrar deste fato histórico de Limeira, quando em 24 de novembro de 2011, a família de Félix foi para a cadeia e em 24 de fevereiro de 2012, ele foi finalmente cassado.

Que nos livramos deste chefe de quadrilha que foi Silvio Félix. E temos que continuar essa limpeza agora em 07 de outubro de 2012.

Por isso, meu voto é PAULO HADICH Prefeito, 40.

O PSB, PT e PMDB são os partidos que foram sempre oposição ao Governo!

PAULO HADICH não se tornou oposição após a vergonha limeirense ser posta a prova, mas fez parte desde o início do trio de oposição à vergonha, onde sempre fizeram parte: Paulo Hadich, Ronei Martins e Mario Botion.

Temos que concluir esse processo agora em outubro elegende-o prefeito e iniciarmos UM NOVO TEMPO PARA LIMEIRA!

Por quê?

LIMEIRA MERECE RESPEITO!

Limeira será feliz após ser respeitada e não começaremos a trabalhar agora, mas trabalhamos desde 2009!


TV Câmara aborda poda e extração de árvores

Extração e poda de árvores estão são questões que são frequentemente tratadas pelo Poder Legislativo, por meio de requerimentos que são enviados ao Poder Executivo para atender demandas apontadas pela população. Apesar de parecer simples, o assunto demanda legislação e normas específicas.

Em entrevista à TV Câmara, o secretário de Meio Ambiente de Limeira, Domingos Furgione Filho, explicou que tanto a extração quanto a poda, exigem para que uma avaliação específica antes de serem executadas. “É preciso saber mais a respeito da espécie e da origem. Uma árvore de espécie exótica, por exemplo, pode ser removida e podada mais facilmente que uma árvore de espécie nativa. Além disso, a população não precisa realizar tais tarefas nem pagar para que sejam feitas, porque é uma obrigação da prefeitura da cidade e, para isso, basta que uma solicitação seja feita”, destacou.
 
Para que uma extração ou poda seja solicitada, é necessário que seja feita uma requisição na Secretaria, onde o solicitante fornecerá seus dados e o endereço da árvore a ser podada ou extraída. Essa requisição também pode ser feita diretamente na prefeitura, no setor de protocolos, onde será gerado um processo administrativo que registrará todo o procedimento adotado na região solicitada.
 
Em ambos os processos de requisição existe a atuação de engenheiros agrônomos, que analisarão o local e darão o laudo explicando se há necessidade e possibilidade de extração e poda ou não. O contato para requerer o serviço pode ser feito via Ouvidoria da Prefeitura – 156 – ou via Secretaria de Meio Ambiente, por meio dos telefones 3451-3883 / 3451-9776.
 
Fonte: Câmara de Limeira (aqui)

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

II Porco no Rolete do GAVIA


Carro toma quase toda a rua sem transportar nem 1/3 dos paulistanos


Quanto espaço das ruas os 3,8 milhões de carros que circulam pela cidade tomam? Nos horários de pico, 78% das principais vias são dominadas pelos automóveis -dentro deles, são transportados apenas 28% dos paulistanos que optam pela locomoção sobre rodas. Enquanto isso, os ônibus de linha e fretados, com ocupação de 8% do asfalto, levam 68% das pessoas.

"Quem quer que seja o próximo prefeito, terá de olhar para esse dado, fazer uma política inteligente e tentar reduzir a desigualdade no uso das vias", diz Thiago Guimarães, especialista em mobilidade e professor da Universidade Técnica de Hamburgo, na Alemanha.

O levantamento foi feito pela reportagem com base em dados inéditos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), obtidos com exclusividade. No quadro ao lado, é possível visualizar um retrato do trânsito na hora do rush. Trata-se da média da contagem de circulação ao longo de uma extensão total de 255 km. São as 32 rotas principais da cidade -algumas delas, com corredores de ônibus, caso das avenidas Rebouças e Santo Amaro. Depois, os veículos foram dispostos de acordo com o padrão adotado pelos engenheiros de trânsito (1 ônibus = 2 carros = 4 motos).

Segundo pesquisa do IBGE encomendada pela Rede Nossa São Paulo, no ano passado 82% dos paulistanos afirmaram que deixariam de usar o carro se tivessem uma boa alternativa de transporte público.

A Lei de Mobilidade Urbana, política federal para os transportes que entrou em vigor em abril, coloca a equidade no uso do espaço público como uma das diretrizes do planejamento. Para especialistas, criar dificuldades para os carros e facilidades para o transporte coletivo é a receita para resolver o problema crônico de trânsito da cidade.
Uma dessas dificuldades é restringir a circulação, lançando mão de medidas como o pedágio urbano e a redução de estacionamentos.

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) já declarou que São Paulo só pode aumentar as restrições aos veículos quando tiver linhas suficientes de metrô. Ao mesmo tempo, tramita na Câmara dos Vereadores um projeto de lei que cria a cobrança.

Preconceito

Por isso, embora a solução pareça tecnicamente simples, ela se mostra mais complicada política e culturalmente. "São Paulo tem classes média e alta elitizadas que acham que o ônibus não é para elas. Que é coisa de ralé", afirma Thiago Guimarães.

Por outro lado, o serviço oferecido pelos ônibus não tem nem qualidade nem velocidade suficiente para atrair mais pessoas, afirma. A velocidade média dos ônibus nos corredores da cidade foi de cerca de 15 km/h no horário de pico em 2011.

Para Flamínio Fichmann, urbanista especializado em transportes, "diminuir, com corredores bem projetados, o tempo de viagem dos ônibus pela metade teria o mesmo efeito que dobrar a frota". Com mais eficiência, o mesmo ônibus poderia fazer mais viagens por dia, levando mais gente.

Os corredores eficientes e velozes de que falam os especialistas tomariam parte do espaço dos carros por possuírem características que atualmente não são aplicadas em conjunto na cidade: têm espaço na pista para ultrapassagem nos terminais, pagamento do bilhete antes do embarque e parte dos cruzamentos com passagem sob a pista.

Para a gerente de planejamento da CET, Daphne Savoy, "incomodidades" do transporte coletivo, como o tempo de espera pelos ônibus e as trocas de veículos nos terminais, levam à opção pelo carro, que é um transporte "porta a porta".

"O transporte coletivo nunca vai lhe pegar em casa e deixá-lo onde você quer." Além disso, diz a gerente, "em qualquer país do mundo, você não tira o carro da pessoa. É uma coisa intrínseca, um objeto de desejo de qualquer ser humano".

Fonte: Folha (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

As mensagens da notícia aplicam-se também a Limeira. A mobilidade urbana não é mais uma necessidade apenas de capitais mas sim de todas cidades de médio porte.
 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Jingle da Campanha Paulo Hadich 40




Professor sobe em árvore para impedir poda

O historiador e professor da USP Henrique Carneiro, de 52 anos, acordou ontem com o som de motosserras podando árvores da Praça Laerte Garcia da Rosa, perto da sua casa, no Jardim Rizzo, Butantã, zona oeste. Preocupado com os fícus, seringueiras e amoreiras, que, segundo ele, já haviam sido podados indiscriminadamente na sexta-feira, Carneiro saiu correndo, mas era tarde. Uma das árvores tinha perdido três partes do tronco e funcionários da empresa contratada para o serviço seguiam na direção de outra. Como seus argumentos pareciam não convencê-los, o professor subiu na árvore e se recusou a sair até desistirem de cortá-la.

"Alguns riram de mim, outros até concordaram. As árvores estavam saudáveis, não atrapalhavam a rede elétrica e a ordem era de poda generalizada. Esse tipo de ação é irreparável. Depois de cortadas, nada poderia ser feito", afirma. "A herança brasileira é de destruição do verde, a começar pela Mata Atlântica. Há uma cultura 'antiárvore', as pessoas parecem ter horror ao verde. O que houve aqui foi crime, atentado ao espaço verde e lúdico."

Segundo a Subprefeitura do Butantã, um pedido de poda foi feito ao Conselho de Segurança do bairro. A poda, no entanto, seria de uma única seringueira e não das 15 árvores podadas pelas motosserras. A justificativa seria garantir a segurança do local com mais luminosidade - argumento compartilhado por alguns moradores.

"Essa praça é uma escuridão só. Ficamos preocupados com assalto. Concordo com a poda", disse a aposentada Claudette Franco, de 66 anos, vizinha de Carneiro e da praça. "Precisamos de ar, verde, mas tudo que é exagerado deve ser questionado", afirmou a também aposentada Marlene Marcondes, de 77.

Para o artista plástico Ivan Pereira, de 72 anos, a segurança é uma preocupação, mas outra solução poderia ter sido encontrada. "Precisamos de iluminação, mas o que fizeram aqui não foi poda, foi estupidez. Tenho uma foto do meu filho brincando naquela árvore quando ainda era uma criança. Cortaram 30 anos de história."

A subprefeitura garante que, antes da execução dos serviços, agrônomos fazem vistoria e elaboram laudo técnico sobre a condição das árvores. Ainda segundo o órgão, podas são feitas quando as árvores apresentam más condições, estão prestes a cair ou interferem na fiação elétrica.

Durante todo o dia, Carneiro e sua mulher, Sílvia Miskulin, de 41anos, também historiadora e professora universitária, ficaram de prontidão para evitar a poda. Eles procuraram vizinhos para pedir apoio e enviaram denúncia ao Ministério Público. O professor diz que, caso a empresa volte, subirá de novo nas árvores contra o corte. Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, o serviço será feito ainda nesta semana.

Fonte: Estadão (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

As pessoas vêem a arborização urbana apenas pelo lado ruim, folhas secas e falta de segurança, mas ninguém as vê pelos benefícios ambientais e sociais, como diminuição do efeito de enchente, melhoria da qualidade do ar, regulação térmica urbana, sombra, suporte à biodiversidade, melhoria paisagística, benefício no humor e redução de stress entre outros.

Quanto à sujeira, tem-se que destacar que folha seca não é sujeira, é natureza. Na Europa, todos vão e se maravilham com as imagens das folhas secas no chão, e aqui as vemos como lixo.

Segundo, escuridão e risco de violência pode ser corrigido com iluminação adequada, abaixo dos níveis das copas e também não colocandos os postes ao lado das árvores, mas com uma ditância um pouco maior.

Falta é vontade política e ações de Educação Ambiental.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Poema "O Anel de Tucum"


"O Anel de Tucum", de Dom Pedro Casaldáliga
 
“... Chamar-me-ão de subversivo/
Eu responderei incisivo:/
O sou. Pelo meu povo que luta,/
Pelo meu povo que trilha apressado/
Caminhos de sofrimento./
Eu tenho fé de guerrilheiro/
E amor de revolução./
E entre Evangelho e canção/
Penso, e digo o que sei./
Se escandalizo, primeiro/
Eu me abrasei de Paixão/
Na cruz do meu Senhor!”
Fonte: Facebook (aqui)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Entrevista sobre a campanha Eu Voto Aos 16 e 2º turno

Na semana passada, participei de uma reportagem sobre a participação da Juventude na Eleição 2012. A reportagem apresenta interessantes números sobre o eleitorado de Limeira e é interessante destacar também o momento em que o juiz eleitoral local se diz surpreso por ter chegado ao número de 200 mil eleitores em Limeira.

Isso demonstra mais uma vez a importância da ação que integrou vários grupos para divulgar entre os jovens a importância do voto aos 16 anos.




Com certeza, isso foi mais um ponto positivo para a Democracia em Limeira. O vídeo foi preparado pela amiga, candidata a vereadora pelo PSB, Jéssika Sthal 40333

Assista ao video da reportagem abaixo.



Presidente nacional do PSB acredita na vitória de Paulo Hadich



O governador do Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, demonstrou confiança na vitória de Paulo Hadich à prefeitura de Limeira. Eles se encontraram em Campinas na última sexta-feira.
“Limeira vai melhorar. Um homem com a experiência de Hadich, com a sua seriedade, com sua correção, sobretudo com sua capacidade de unir as pessoas, nós vamos conseguir tempos melhores, tempos de mudança, tempos de cidadania para a população de Limeira. O dia 07 de outubro é 40, é mudança, é Paulo Hadich”, disse o governador.

Para Hadich, o encontro reforça o apoio do PSB. “Foi uma alegria muito grande receber a liderança máxima de nosso partido, e o governador mais bem avaliado do Brasil, que conseguiu acabar com o caos na saúde em seu estado. Acabou também com a baixa qualidade de ensino e o transformou em um dos melhores estados em termos de educação. E tudo isso fazendo um governo limpo, transparente, um governo voltado para as pessoas que mais necessitam da atenção do estado”.

“Para a gente é um orgulho saber que teremos apoio do PSB, toda a força do partido, com todos os seus deputados, governadores e senadores, que teremos para abrir as portas do governo federal para a cidade de Limeira, que é tão carente de recursos e projetos vindos do governo federal", apontou Hadich.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Arborização Urbana!



Fonte: facebook (aqui)

HISTÓRIA DO CORPO DE BOMBEIROS DE LIMEIRA – COMO TUDO COMEÇOU.



A Cia. Prada Indústria e Comércio no ano de 1952 através de seu Gerente Eduardo Peixoto, anunciavam pelo serviço de alto falante da empresa, que existia em todas as seções um anuncio aos funcionários, para aqueles que tivessem alguma sugestão que trouxesse benefício à empresa que se manifestasse em sua seção.
Foi ai que SANTO FABRI NETO, mecânico de manutenção sugeriu a companhia que fosse formada uma brigada de incêndio para combates aos sinistros que porventura viesse a ocorrer.
 
Acatando a sugestão do Senhor Santo fabri Neto, a Companhia contratou o Sargento João Barbosa reformado da Força Pública do Estado de São Paulo que veio de Campinas para instruir os primeiros soldados que compunham o primeiro Corpo de Bombeiros de Limeira pertencente a Cia. Prada, o qual trabalhou oito meses, passando o seu cargo ao Sargento João da Silva Pereira também reforma da Força Pública, que comandou os bombeiros por vários anos.
Após o falecimento do Sargento João da Silva Pereira, SANTO FABRI NETO com muita experiência adquirida passou a comandar os homens do fogo e com um caminhão da própria empresa desde o início participava da extinção de incêndios onde fossem chamados.

No ano de 1963 um grande incêndio ocorreu no Posto da Comercial Baptiston S/A, os bombeiros da Cia. Prada foram os primeiros a chegar, mas não foi suficiente precisando do carro do Corpo de Bombeiros de Piracicaba.
O incêndio foi de grande proporção que chamou a atenção das autoridades constituídas de Limeira

Criado o Conselho Municipal das Entidades de Classe de Limeira no ano de 1964, com a colaboração do comercio, Indústria e Prefeitura Municipal, adquiriram pela Aliança para o Progresso um caminhão Ford ano 1963 equipado com um tanque de cinco mil litros, mangueiras, extintores, enfim com todos os acessórios para o combate a incêndios. Sendo que a primeira apresentação oficial desta viatura a população, foi em um incêndio simulado em uma casinha colocada em frente ao Cine Vitória na Praça Toledo de Barros.
Esta viatura ficou muitos anos à disposição da população na Cia. Prada, pois só esta firma possuía naquela época homens treinados para lidar com a viatura no serviço a combate a incêndios.

CORPO DE BOMBEIRO MUNICIPAL

Anos após a Prefeitura recolhia esse caminhão em um abrigo que se localizava a Rua Senador Vergueiro antiga prefeitura que servia de sede provisória e com a formação de um corpo misto de bombeiros integrados pelos soldados da Cia. Prada, Ribeiro Parada S/A e Prefeitura, serviam a população de Limeira e Região nos chamados que viessem a ocorrer.
Os soldados eram chamados através da sirene da Cia. Prada que era ouvida em toda a cidade.
Mais tarde transferido para a sede própria localizada a Rua Capitão Bernardes Silva, sob o comando de Rubens Aliberti que paralelamente comandava também a Guarda Municipal.

POSTO DO CORPO DE BOMBEIROS

Construído o Posto de Bombeiros na Vila São Roque, o Corpo de Bombeiros deixou de ser municipal, passando-o para o Estado sob a direção da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

CIDADÃO EMÉRITO

Trinta anos passados sem que houvesse o reconhecimento oficial de quem quer que seja ao Pioneiro no serviço de combate a incêndios em Limeira, Otto Ricardo Hornhardt Filho em 1984 protocolou um ofício na Câmara Municipal na pessoa do nobre Vereador Jurandir Bernardes solicitando o Título de Cidadão Emérito ao Sr. Santo Fabri Neto, sendo aprovado por unanimidade pelo decreto legislativo 32/84 de 29 de outubro de 1984, o Título de Cidadão Emérito foi entregue ao senhor Santo em solenidade realizada no dia 27de abril de 1990 às 20:00 horas na Câmara Municipal.

BOMBEIRO HONORÁRIO

Continuando o trabalho de reconhecer Santo Fabri Neto pelos relevantes serviços prestados à comunidade, Otto, no dia 25 de junho de 1990 entregou pessoalmente ao Governador Orestes Quércia e ao Dr. Antonio Fleury Filho no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o pedido para que fosse conferido o Título de Bombeiro Honorário ao Senhor Santo Fabri Neto no dia 2 de julho de 1990, data em que se comemora o Dia Nacional do Bombeiro.
No dia 30 de junho de 1990 Santo Fabri Neto recebia em sua residência o ofício número CCB/151/90 datado de 26 de junho de 1990 do Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Eduardo Assumpção comunicando que fora agraciado com o Título de Bombeiro Honorário, nos termos do Decreto numero 44.160 de 01 de Dezembro de 1964.
Referido Título configurava o reconhecimento da Corporação pelo seu apoio, interesse e alta compreensão demonstrada pelo desenvolvimento da prevenção e extinção de incêndios e salvamentos no Estado de São Paulo.
A entrega ocorreu no dia 02 de julho às 10,00 horas, durante as comemorações do Dia do Bombeiro Brasileiro levada a efeito na Sede do sexto Grupamento de incêndios, sito à Praça Tenente Mauro Baptista de Miranda número 1, Município de Santos.
Sendo que nesta solenidade ao Centenário do Corpo de Bombeiros, Santo Fabri Neto recebia das mãos do Tenente Coronel PM Celso Feliciano de Oliveira, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a mais nobre outorga conferida pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Título de Bombeiro Honorário.

O CAMINHÃO

Depois de muitos anos prestando serviço ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, tornou-se obsoleto e foi devolvida a prefeitura. Não havendo interesse em restaurá-lo, foi relacionado para leilão como sucata.
De posse da notícia, o presidente do Clube de Carros Antigo de Limeira, ALFREDO GABRIEL BARROS, popularmente conhecido por BIÉ e alguns diretores do clube, começaram uma campanha solicitando que o mesmo fosse doado ao clube que se prontificou a restaurá-lo. Foram meses, anos, de muitas reuniões, requerimentos, solicitações junto a Câmara Municipal e a Prefeitura para que o pedido fosse deferido e a pouco mais de seis anos tomaram posse do caminhão.
Iniciou-se o processo de restauro. Foram dedicados mais de dois anos na sua restauração.
Empenho e dedicação do presidente do Clube de Carros Antigos. Hoje o caminhão foi certificado pela Confederação Brasileira de Veículos Antigos com a placa preta, pois já esta com mais de trinta anos da data de sua fabricação e acima de 80% de originalidade.
Faz parte do patrimônio histórico de Limeira e do Clube de Carros Antigo de Limeira.


ANIVERSÁRIO DE SANTO FABRI NETO
“Cidadão Emérito e Bombeiro Honorário”

Natural de Mococa – SP, nascido aos oito de agosto de 1913, Santo Fabri Neto completa 99 anos de idade.
Residente na Casa da Vovó, onde receberá as homenagens e os cumprimentos dos diretores do Clube de Carros Antigos de Limeira, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e de seus amigos na data do seu aniversário natalício, no dia 8 de agosto às 14 horas na Casa da Vovó, sito a Rua Projetada, 25 no bairro Gustavo Picinini em Limeira.

Otto Hornhardt
02/08/2012.


Fonte: facebook (aqui)

Debate da Campanha Hadich 40: Tema Qualidade de Vida.


Hoje, dia 03 de agosto, haverá mais um Debate Hadich 40. O tema será Qualidade de Vida.

Segundo o Programa de Governo HADICH 40:

"Os Eixos Estruturais de Governo, apresentados abaixo, serão a marca da gestão de nossa aliança, estabelecendo um marco na política de Limeira ao se contrapor a todo o histórico de gestão paternalista, predadora e corrupta que vários grupos implantaram em nossa cidade. São eles:

1. Gestão ética, democrática e eficiente.
2. Qualidade de vida.
3. Transparência pública e controle social.
4. Participação popular.
5. Desenvolvimento sustentável.
6. Justiça social."

Dois debates já aconteceram: Gestão Pública e Transparência.

Segundo o documento, a descrição sobre o eixo estruturante Qualidade de Vida é:

"Entende-se por qualidade de vida o acesso à cidadania ou à habitação em seu sentido mais amplo, por meio de melhorias das condições de moradia como água, luz e esgoto e das noções de direito à educação, ao trabalho, à saúde, à cultura e ao lazer.
O termo qualidade de vida pode ser entendido de diversas formas, porém, como referencial, será utilizado no âmbito do viver bem na cidade, no que se refere à oferta da infraestrutura urbana e de serviços públicos de qualidade para todos."

Fonte: Proposta da Campanha Hadich 40 protocolado na Justiça Eleitoral (aqui)

Seminário Eleições em Trânsito: compromisso com a Vida!


Fonte: recebido por e-mail.

Voto aos 16 aumenta número de eleitores em Limeira

Cidade pode ter segundo turno nas eleições municipais

Limeira ultrapassou a marca dos 200 mil eleitores, em maio último. Isso significa que a cidade pode decidir as eleições municipais deste ano no segundo turno.

O segundo turno foi criado pela Constituição Federal de 1988 ao estabelecer que municípios com mais de 200 mil habitantes decidem a eleição majoritária em duas etapas de votação caso nenhum candidato atinja 50% dos votos mais um.

Os grandes responsáveis por esse feito são os limeirenses de 16 e 17 anos que se inscreveram na Justiça Eleitoral para poderem tirar o título de eleitor e votar. Diversos movimentos, protagonizados por jovens de várias tendências políticas, realizaram o trabalho de conscientização.

O Jornal Brasil Atual apurou em junho todos os detalhes de uma das bem-sucedidas campanhas, Eu Voto aos 16. Ela contou com a participação de setores partidários, não partidários, religiosos, rurais, unidos na tarefa de fomentar a participação da juventude na política de Limeira.

Os movimentos fizeram visitas e palestras nas escolas de ensino médio e um intenso trabalho nas redes sociais. A campanha para que os jovens se decidissem a tirar título de eleitor aos 16 e 17 anos para votar se expandiu e chegou até Franca.

Agora, em véspera de eleições, os jovens de Limeira se mobilizam novamente para relembrar a todos que o voto é a maior arma de mudança e que chegou o momento de avaliar cada candidato.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Propostas de Paulo Hadich para Educação.



 Propostas protocoladas para Educação no Plano de Governo de Paulo Hadich para prefeito de Limeira

EDUCAÇÃO

14. Priorizar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE);
15. Municipalizar a merenda escolar, garantindo refeições equilibradas e de boa qualidade para as crianças nas escolas, priorizando os produtos da agricultura familiar local e de alimentos orgânicos e introduzir dietas especiais para alunos diabéticos, portadores de doença celíaca e outras;
16. Ampliar o número de vagas na educação infantil nos próximos quatro anos de forma a suprir a demanda da cidade, construindo novas Unidades de Educação Infantil se necessário, garantindo, com este esforço, vagas para crianças de zero a cinco anos e oito meses na primeira escola, incluindo aquelas atualmente atendidas pela rede conveniada, com prioridade para as famílias mais vulneráveis, e revisão do atual programa Bolsa Creche, criando critérios claros para a sua utilização, fiscalização;
17. Fazer o diagnóstico da estrutura física das escolas de ensino fundamental para avaliar a sua capacidade e programar a construção e/ou ampliação dessas unidades de ensino, alinhada com dinâmica de crescimento da cidade, que gerou necessidades de novas vagas em algumas regiões, ao mesmo tempo em que diminuiu o crescimento em outras;
18. Implantar o programa Saúde na Escola, no qual será garantida uma avaliação médica, multidisciplinar, realizada anualmente para todos os estudantes da rede pública municipal;
19. Incentivar a participação das comunidades no programa Escola Aberta para garantir atividades nos finais de semana;
20. Definir, junto com os governos Estaduais e Federais, a necessidade e a implantação de cursos profissionalizantes no ensino médio, de responsabilidade do governo estadual, de acordo com as demandas de qualificação identificadas pela Prefeitura;
21. Garantir o aumento da abrangência do programa de alfabetização e educação de jovens e adultos nos locais e horários nos quais esta demanda se manifestar;
22. Garantir a presença da Guarda Municipal em todas as escolas, em todos os turnos escolares, aumentando a segurança das crianças e adolescentes nelas matriculados;
23. Incrementar o curso pré-vestibular municipal como ferramenta de inserção de jovens de baixa renda nas universidades públicas;
24. Ampliar concessão de bolsas de estudo para estudantes de universidades particulares, privilegiando as carreiras estratégicas para o desenvolvimento sustentável do município;
25. Garantir o processo de qualificação permanente em parceria com universidades para Professores e profissionais da Educação;
26. Implantar gradativamente os Centros Educacionais Unificados (CEU) que são complexos (educacional, esportivo e cultural) caracterizados como espaços públicos múltiplos;
27. Promover projetos pedagógicos de desenvolvimento sustentável de maneira a introduzir no ensino fundamental e médio conteúdos relativos ao planejamento da cidade e seus aspectos econômicos, sociais, ambientais da infraestrutura urbana, transporte e cultura e lazer, no sentido de aproximar o cidadão do conhecimento e da realidade local, além de incentivar a se sentir dona da cidade.






Fonte: Proposta protocolada na inscrição do Candidato Paulo Hadich (aqui)