quinta-feira, 25 de junho de 2009

Igreja exige que líderes apoiem candidatos da Igreja.

Saiu no site do estadão.

Líder nacional da Assembleia de Deus enviou uma carta para todas as lideranças da seita exigindo apoio ao candidato que ele apoia. Caso não, os "líderes" poderiam sofrer retaliações...

É no mínimo absurdo que isso aconteça. Você, representando um trabalho espiritual, exigir que um grupo vote na pessoa X, coloca a instituição na berlinda, já que, se aquele político não agir corretamente, é a instituição que "assina embaixo".

Mas até aí, tudo bem, já que os representantes podem alegar que tem total confiança na pessoa. Será???

Outro ponto, cadê a liberdade da pessoa que segue aquela denominação? Exigir que as pessoas doutrinem é o mesmo que tratar seus fieis como crianças..., sendo que fico na dúvida, se não é isso mesmo que acontece, veja por exemplo como essas denominações não possuem atividades sociais capitaneadas por seus membros leigos. Já que quando vemos algo, é sempre capitaneado apenas por lideranças de alto escalão.

É um risco que estamos vendo crescer. Onde será que isso vai dar?



Assembleia de Deus já pede voto de fiéis para 2010

SÃO PAULO - O bispo Manoel Ferreira, presidente vitalício da Assembleia de Deus e deputado federal (PTB-RJ), tem mandado cartas aos pastores importantes da igreja, a maior denominação evangélica do País - com cerca de 3,5 milhões de adeptos - para pedir votos ao também pastor Dilmo dos Santos para deputado estadual em São Paulo nas eleições do próximo ano. Obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo, a correspondência tem tom ameaçador e deixa claro aos pastores presidentes de campo (responsáveis pela administração de uma média de 50 templos) que seus cargos são de confiança e eles estão obrigados a apoiar o candidato.

?Esta eleição me mostrará quem são meus amigos e homens de confiança através dos mapas eleitorais. (...) Oro a Deus que não tenha nenhuma surpresa negativa, o que evidenciaria em quebra de confiança?, diz o texto. Ferreira determina aos pastores em outro trecho que rompam qualquer acordo com outro político. ?Mais vale a presidência de uma igreja e a confiança de um presidente nacional vitalício que qualquer acordo político contra a nossa vontade.?

A seguir, o dirigente conclama os pastores a iniciar imediatamente o que chama de ?conscientização? da pré-candidatura. ?Não vamos iniciar o trabalho na época da eleição?, defende. A legislação define a data de 6 de julho do ano de pleito, ou seja, daqui a pouco mais de um ano, para o início da propaganda política.

Presidente da Assembleia de Deus em Piracicaba, interior de São Paulo, Dilmo dos Santos não vê nenhuma irregularidade na propaganda antecipada. ?Esta é uma decisão interna corporis da igreja. Eu tive minha pré-candidatura aprovada em um congresso da denominação em novembro do ano passado, em Bauru. Além disso, não estou fazendo campanha, sou apenas pré-candidato indicado pela instituição e não temo que a carta seja interpretada como campanha antecipada?, disse. Procurado pela reportagem durante três dias, o bispo Manoel Ferreira não retornou às ligações com pedido de entrevista. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Mensagens subliminares.



Você gostaria de poder avaliar o quanto você tem interiorizado as marcas em sua mente?

Agora, você pode verificar se as mensagens subliminares das propagandas te contaminaram ou não...

Um repórter viajando para Dubai fotografou marcas conhecidas por nós mas escrito com alfabeto árabe.

Clicando aqui, você pode tentar identificar as marcas mesmo sem conseguir lê-las.

Teste seu contágio às publicidades massivas.

Fontes para impressões Sustentáveis.


Uma dica para quem quer diminuir seu impacto ambiental nas impressões.

Uma agência holandesa chamada Sprank desenvolveu uma fonte que utiliza menos quantidade de tinta em suas impressões.


A ideia foi colocar pequenos círculos não preenchidos dentro das fontes sem alterar a facilidade de leitura das pessoas.

A imagem acima mostra como ela fica.

Quem quiser utilizar essa fonte, pode baixa-la gratuitamente clicando
aqui.


É uma interessante dica.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Padre assessor nacional da Pastoral da Juventude é assassinado.

Nota da CNBB sobre assassinato do Pe. Gisley

em 16/06/2009 15:00:18 (210 leituras)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, profundamente consternada, comunica o assassinato do padre Gisley Azevedo Gomes, CSS, assessor nacional do Setor Juventude desta Conferência, ocorrido ontem, 15 de junho. O crime está sendo investigado com empenho pela Polícia com o acompanhamento dos advogados da CNBB e da Congregação dos Sagrados Estigmas (Estigmatinos) à qual padre Gisley pertencia.


Ordenado em 29 de maio de 2005, padre Gisley estava na assessoria do Setor Juventude da CNBB há pouco mais de dois anos. Comprometido com a vida da juventude, organizava, juntamente com as Pastorais da Juventude do Brasil, a Campanha Nacional contra o Extermínio da Juventude que tem como lema “Juventude em marcha contra a violência”. Lamentavelmente ele foi vítima da violência que ansiava combater.


Esperamos confiantes que o crime seja apurado com eficiência e os culpados punidos com justiça. Lembrando a Campanha da Fraternidade que realizamos sobre a Segurança Pública, reafirmamos a urgência de toda a sociedade se mobilizar para por fim à violência que ceifa vidas tão precocemente.


Aos familiares e amigos do padre Gisley, à Congregação dos Estigmatinos, às Pastorais da Juventude do Brasil e aos Movimentos Juvenis a CNBB manifesta seu pesar e sua solidariedade, firmada na palavra do evangelho que nos faz crer na Ressurreição. Cremos firmemente que, neste momento, padre Gisley, atendendo à voz do Cristo que disse: “Jovem, eu te digo, levanta-te!” (Lc 7,14), nasce para a vida eterna . Que Nossa Senhora Aparecida o acolha no Reino de seu Filho Jesus.


Brasilia, 16 de junho de 2009



Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Limeira assina o Pacto das Águas.

Quem acompanhou as notícias sobre essa participação podem estar se perguntando o que é o Pacto das Águas? Mais informações sobre o Pacto podem ser conhecidas no site do governo disponível aqui.

Para quem não conhece, o Pacto das Águas é um tratado mundial que foi assinado durante o 5º Fórun Mundial das Águas em Istanbul (Turquia), em março de 2009.

O Fórun Mundial das Águas é um eventro trienal, liderado pelo Conselho Mundial das Águas e patrocinado pelo Banco Mundial e a ONU. Até hoje aconteceram 4 edições: 2000 em Haia e Marrakesh; 2003 em Kyoto; 2006 na Cidade do México; e em 2009 em Istabul.

O documento formulado em Istanbul é dividido em 2 partes e um anexo.

A parte I é composta pela Declaração dos Governos Locais e Regionais e Ações Propostas, que contém os seguintes princípios:

• O acesso à água de qualidade e ao saneamento deve ser garantido a todos os seres humanos:
• A água é um bem público e deve estar sob controle público;
• O nível local exerce papel cada vez mais importante no abastecimento de água e nos serviços de saneamento;
• Mudanças globais estão aumentando as dificuldades para atingirmos as metas do milênio relativas à água e ao saneamento;
• As mudanças climáticas irão impactar cada aspecto do ciclo da água, exacerbando a escassez, aumentando os eventos extremos;
• As empresas/serviços públicos exercem papel central no abastecimento de água e serviços de saneamento;
• O acesso à água e ao saneamento em quantidade, qualidade e continuidade suficiente deve ser garantido de forma justa e equitativa.

Já a Parte II estabelece os compromissos que os governos assumem ao aderir ao pacto que são:

• Uma avaliação das pressões internas e externas sobre os recursos hídricos locais e sua biodiversidade aquática, com intuito de identificar os principais
desafios relacionados à sua conservação;
• Um inventário das políticas estratégicas e planos governamentais locais e regionais que precisam ser adaptados para enfrentar os desafios globais que
ameaçam os recursos e sistemas hídricos nos médios e longos prazos;
• O desenvolvimento de um diálogo com todos os interessados em nível local/regional, com vistas a estabelecer uma visão comum entre os principais atores e a definir prioridades locais e planos de ação para o setor da água;
• A definição de objetivos e metas mensuráveis, específicas para o nosso território e que reflitam o compromisso feito com o Consenso de Istambul sobre a Água, e o estabelecimento de um mecanismo de monitoramento e informação que aumente o sentido de responsabilidade de nossas estratégias e ações;
• A implementação dos planos de ação para alcançar melhorias tangíveis nos serviços de água e saneamento e para aumentar a dinâmica local e regional em face
das mudanças globais.

O Anexo traz propostas “Diretrizes para Planos de Ações Locais e Regionais” a serem adaptadas ao contexto local, contendo roteiro para diagnóstico, de metas e medidas as serem implementadas.

O Fórun tem como objetivo aumentar a importância da água na agenda política mundial, apoiar o aprofundamento das discussões sobre os problemas relacionados à água, formular propostas concretas que chamem a atenção do mundo e gerar compromisso político em torno do tema.

O estado de São Paulo foi o primeiro ente do país a aderir o pacto. No dia 02 de junho, o prgrama foi lançado na cidade de Bocaina pelo secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano e a secretária Saneamento e Energia, Dilma Pena.

Limeira aderiu ao plano segundo manchete que pode ser lida aqui. O município que aderir o Pacto se compromete a realizar um diagnóstico dos recursos hídricos no município, a questão do saneamento e também deve realizr um plano de ação que deve ser buscado até 2012. No próximo Fórun, os municípios poderão participar e mostrar os resultados conseguidos desde a assinatura do pacto.

Além dos princípios e compromissos acima elencados, Limeira deverá elaborar até dezembro de 2009 planos de ação local e regional, contendo no mínimo:
• Identificação do Município
• Identificação de Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos
• Identificação do Comitê de Bacia Hidrográfica
• População
• Diagnóstico.

Para elaborar o diagnóstico, além de levar em consideração as recomendações do Documento “Consenso de Istambul sobre as Águas”, levar em conta
também:

1. Vazão média da UGRHI
2. Porcentagem (%) de cobertura da rede de abastecimento de água
3. Porcentagem (%) de cobertura da rede de coleta e afastamento de esgoto
4. Porcentagem (%) de esgoto tratado
5. Eficiência do tratamento do esgoto
6. Operadora local
7. IQR - adequação da disposição dos resíduos sólidos
8. Unidades de Conservação existentes no município (municipal, estadual e federal)
9. Porcentagem (%) de cobertura florestal e de proteção de mananciais no município e na UGRHI
10. Projetos implantados ou em implantação, relacionados ao abastecimento de água ou coleta e tratamento de esgoto e gestão de resíduos sólidos (Água Limpa, FEHIDRO, PAC, etc).
• Metas locais/regionais a partir do diagnóstico, identificando sempre a situação atual e o que pretende atingir até 2012
• Proposta de medidas a serem implementadas para garantir o cumprimento das metas
• Proposta de uma forma de controle e acompanhamento do plano
• Proposta de relatórios de acompanhamento que deverão ser enviados aos Comitês de bacia semestralmente.

Ver que Limeira está buscando particpar dos esforços mundiais em prol da defesa do meio ambiente é uma ótima notícia, principalmente quando vemos os governos brasileiros defendendo o crescimento econômico a qualquer custo.

Como cidadãos, temos que buscar o desenvolvimento socioeconômico do país, principalmente quando vemos várias pessoas que ainda possuem muitas pessoas com carências básicas. Mas esta busca tem que respeitar os limites ambientais que nosso mundo possui ou qualquer discurso de desenvolvimento e bem-estar torna-se
falácia.

Portanto, vamos ver como Limeira continuará neste processo.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Veto na Tribuna Livre da Câmara de Limeira


Na última sessão da Câmara Municipal de Limeira dia 01/06 o presidente da casa, Eliseu Daniel dos Santos, vetou o uso da Tribuna Livre pelo representante do Movimento Sem Casa, Vagner Gaijutis. Tudo porque ele seria uma das pessoas que teria se manifestado contra as posições da vereadora Elza Tank em uma das sessões da Câmara, durante manifestação do funcionalismo público municipal.


Agora fico me perguntando: Onde está a democracia na Câmara de Limeira? Só porque o Sr. Vagner expôs uma opinião a respeito de uma vereadora ele foi simplesmente banido de falar? Ninguém pode criticar a posição de nenhum(a)
vereador(a)?

Eleitor só interessa na hora no voto, depois é excluído, só pode ficar que nem, como já foi exposto aqui neste blog anteriormente, uma samambaia no plenário vendo alguns absurdos que ocorrem ali sem fazer ou falar nada.

Espero que da próxima vez o bom senso e a democracia, para o bem da população limeirense, prevaleçam às mágoas pessoais de qualquer vereador ou vereadora.

Graziela Francischetti

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Entrevista Marina Silva.

Gente, vale a pena ouvir e assistir a seguinte entrevista da senadora Marina Silva.

Ela foi apresentada na noite de ontem, dia 31 de maio, no programa "É Notícia" da Rede TV! que é apresentada pelo jornalista Kennedy Alencar.

Essa entrevista é inspiradora. A atuação e a biografia da senadora faz parte da excessão junto ao atual grupo de políticos nacional.

Há na internet, como postado aqui anteriormente, uma manifestação que quer declarar o nome da Marina como futura presidente.

Isso dificilmente se tornará realidade, pois a biografia dela é limpa demais para ser dado o poder...

Infelizmente nossa sociedade premia mais os que conseguem barganhar com o poder, em vez dos que utilizam do espaço público para promoção da sociedade, principalmente quando consideramos a questão da sustentabilidade.

Essa questão tem que ter também o governo como mola propulsora.

Os videos podem ser vistos aqui.

CARTA DAS PASTORAIS DA JUVENTUDE DO BRASIL



Entre os dias 29 e 31 de maio de 2009, na Escola Nacional Florestan Fernandes, um espaço nascido da solidariedade da classe trabalhadora do mundo, jovens das Pastorais da Juventude do Brasil das cinco regiões do país, junto com representantes do Setor Juventude, da Conferência dos Religiosos do Brasil, do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, da Via Campesina, da Revista Mundo Jovem e da Associação de Familiares e Amigos e Amigas dos Prisioneiros e Prisioneiras do Estado da Bahia – ASFAP/BA, reuniram-se no Seminário Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil, construindo, em mutirão, a Campanha Nacional contra o Extermínio da Juventude, nascida na 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil com o lema: Juventude em Marcha, contra a violência.

Reafirmamos nosso compromisso com a vida da juventude, assumindo o desafio de colaborar com a construção da cultura da paz e denunciando as estruturas sociais que geram morte e violência. Nos inspiramos na mística revolucionária dos mártires da América Latina e do mundo, renovamos o compromisso com a dignidade humana, fortalecemos a esperança de um outro mundo possível e afirmamos que toda a vida tem o mesmo valor.

Fazemos memória de Djair de Jesus, 16 anos, morto pela PM do Estado da Bahia, na cidade de Salvador no ano de 2008, de Edson Luis,18 anos, morto pela ditadura militar na cidade do Rio de Janeiro em março de 1968, de Wilmar de Castro, jovem morto pelo latifúndio goiano por lutar pela Vida e organização Camponesa, de Cinthia Magalhães, 16 anos, seqüestrada, violentada sexualmente e morta na periferia de Manaus 2004, Rodrigo da Silva, 23 anos, militante da PJB, pobre e negro, morto pela homofobia em Cachoeira do Sul – RS em 2007, Clodoaldo Souza, “Negro Blul”, 23 anos, mártir da campanha “Reaja!”, morto por grupos paramilitares no estado da Bahia em 2007 e de tantas outras vidas, vítimas da violência, com os quais nos unimos, decidimos que vamos mudar essa história e que as nossas lágrimas regarão com esperança o chão da dura realidade para sempre sonhar com a utopia de uma sociedade justa e igual, ameaçando com dureza todo o poder que gera opressão.

Acreditamos numa sociedade sem racismo, sem machismo, sem sexismo e sem homofobia. Cremos no fim de todas as prisões, no fim de todas as formas de extermínio, na construção de outras formas de organização da sociedade e na utopia de um mundo sem oprimidos/as e sem opressores.

Temos como princípio o resgate da solidariedade, o diálogo com os movimentos sociais, a autonomia política frente as estruturas institucionais; a construção de um outro modelo de sociedade; o Seguimento de Jesus Cristo, libertador, parceiro dos pobres, Deus dos Oprimidos; a defesa da vida da juventude e a participação popular. Nos colocamos em marcha. Estamos em campanha contra o extermínio!

Guararema – SP, 31 de maio de 2009.

Pastorais da Juventude do Brasil
Pastoral da Juventude,
Pastoral da Juventude Estudantil,
Pastoral da Juventude do Meio Popular e
Pastoral da Juventude Rural